A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria da Saúde, marcou para esta quinta-feira, dia 30, a partir das 9h30, a entrega oficial da USF (Unidade de Saúde da Família) no Jardim Marchesi, que recebe o nome do médico Vinício Plastino, localizada na Rua Professor Renato Jardim, 925.
A nova unidade atenderá uma área com cerca de 12 mil moradores e funcionará com a Estratégia de Saúde da Família, em parceria com a Unaerp na área de Recursos Humanos. A universidade será responsável pela contratação de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, farmacêutico, auxiliares de farmacêutico e agentes administrativos.
Já a Secretaria Municipal Saúde será responsável pela gerência, odontólogos, auxiliares de consultório dentário e agentes comunitários de saúde.
A USF Jardim Marchesi tem 932m² e é composta por salas para recepção e arquivo de prontuários, sala de espera de pacientes, banheiro para portadores de necessidades especiais, sanitários para usuários, salas de acolhimento, de vacinas, farmácia, primeiros atendimentos, procedimentos de enfermagem, salas de aerossol, curativos, consultório de odontologia, sala de raios X odontológico: gerência, reuniões e sala para equipe de Agente Comunitário de Saúde, entre outros.
Neste espaço serão oferecidos como consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, curativos, administração de medicação oral e injetável, inalação, vacinas e visitas domiciliares.
As unidades de saúde da família oferecem assistência integral à família, inclusive com visita médica domiciliar. O médico é mais especializado e pode atender nas áreas de clínica médica, pediatria e ginecologia/obstetrícia. Cada equipe é composta por um médico, um enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
Finalizando os serviços para a entrega da Unidade, a Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, nesta quarta-feira, 29, realizou sinalização de solo em todo o entorno do local.
Homenagem – Natural da cidade de Frutal, em Minas Gerais, o médico Vinício Plastino foi acometido ainda na infância pela paralisia infantil, enfermidade que deixou sequelas típicas da doença. Contudo estas sequelas não se tornaram fatores impeditivos para a brilhante profissional.
Foi aluno da primeira turma de Medicina da FMRP – USP – Ribeirão Preto e até seu falecimento em 28/03/2008, com 81 anos de idade, permaneceu em plena atividade como médico psiquiatra no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto; presidiu a Comissão de Ética Médica da Santa Casa; foi diretor Administrativo do Hospital Psiquiátrico Santa Tereza em Ribeirão Preto até sua aposentadoria.
Ele também atuou como médico fundador da Cooperativa de Médicos – Unimed Ribeirão Preto – e atendeu de forma voluntária e gratuita, adolescentes em situações de risco e expostos aos diversos tipos de violência (criminal/doméstica) em bairros periféricos da cidade de Ribeirão Preto.