A unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Dr. Luís Carlos Raya, órgão da Secretaria Municipal da Saúde, instalada no assentamento Mário Lago, na Fazenda da Barra, em parceria com o Projeto Veredas, formado por alunos e docentes da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, entregaram nesta terça-feira, 12 de setembro, 42 óculos para pacientes do assentamento, diagnosticados com problemas de visão.
A entrega dos óculos é o complemento dos atendimentos oftamológicos feitos na primeira etapa das ações no dia 26 de agosto.
A enfermeira da unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF), Maria Lúcia Leipner, explica que os óculos foram adquiridos a partir de parceria do Projeto Veredas com a Ótica Central. “Reestabelecer a visão trará mais conforto e qualidade de vida a essas pessoas”.
É o caso da dona Célia Regina de Oliveira, de 49 anos, que ficou muito satisfeita. “A equipe toda está de parabéns! E muito obrigada pelos óculos, foi uma benção de Deus”, comemorou.
Já a dona Iná Mônica da Silva Alves, de 31 anos, disse que o atendimento foi ótimo e os óculos chegaram em boa hora. “Eu estava sem condições de comprar”, afirmou a assentada que prometeu retornar nos próximos eventos para passar pelo ginecologista e ortopedista.
Parceria entre USF e Projeto Veredas
As ações conjuntas da Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o Projeto Veredas são levar promoção à saúde para a população assentada na fazenda da Barra onde a equipe já atua há seis anos e fortalecer a formação acadêmica, social e profissional dos participantes, por meio das atividades junto com a comunidade, contribuindo assim para a melhoria das condições de saúde de populações vulneráveis.
Além de intervenções em oftamologia, foram realizadas campanhas preventivas e educativas sobre animais peçonhentos, diabetes, hipertensão, obesidade, alimentação, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e planejamento familiar.
Na pediatria, houve campanha de educação preventiva com foco em acidentes na infância e alimentação e fitoterapia, além de orientações houve e a implantação da horta medicinal com plantação de mudas doadas pela Farmácia Viva Terra Espírita Casa de Ismael, de Jurucê. Ao todo, 132 pessoas passaram por atendimento médico.
Os próximos atendimentos médicos na Fazenda da Barra acontecem nos dias 07 e 21 de outubro e 11 de novembro de 2017, sempre no Memorial Sebastião Lemes das 8 às18 horas.