InícioSaúdeUm hospital movido por voluntários

Um hospital movido por voluntários

- continua após a publicidade -

“O trabalho voluntario sempre foi o coração do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto, que só sobrevive por que existem pessoas que se doam e abraçam a nossa causa. Que nos ajudam a colocar essa instituição de pé para cuidar da vida de outras pessoas”, afirma a presidente do hospital, Rose Marques.

Fundado em 1993, o Hospital de Câncer de Ribeirão Preto, mantido pela fundação SOBECCan e pela colaboração dos voluntariados, conseguiu a meta de 800 atendimentos por mês de pacientes mulheres diagnosticadas com câncer de mama e colo de útero. Todo o desenvolvimento e conquistas dos 25 anos da instituição deve-se ao trabalho voluntario de mais de 100 homens e mulheres que integram o Grupo de Voluntariado Arco-Íris (GVAI).

Atualmente, o hospital oferece atendimento ginecológico, mastológico, oncológico, fisioterápico, psicológico, odontológico, serviço social, além de 20 tipos de exames com uma área de abrangência para aproximadamente 27 cidades da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), graças a iniciativa de empresas privadas, doação da sociedade e ações de arrecadação realizadas pela equipe do hospital.

Voluntariado que faz a diferença

 O time de voluntários tem como objetivo apoiar a instituição e levar mais conforto, assistência e alegria às famílias e principalmente aos pacientes que são diagnosticados com a patologia e enfrentam com muita força e coragem o tratamento.

“O apoio do meu esposo e da minha família foi fundamental durante o tratamento. E o carinho que a gente recebe das voluntarias aqui é tudo o que a gente precisa. Carinho, força, e elas nos ajudam e nos colocam para cima. Eu vim para cá com muita dor, com muito medo e eles me mostraram o outro lado do câncer e eu fiz amigos aqui”, afirma Eva Maria, paciente do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Uma história de amor e dedicação

Selma Ceda Carvalho é o nome da voluntaria mais antiga da instituição. Dos 78 anos de vida, a dona Selma dedicou 24 ao hospital, e segue como coordenadora do voluntariado da instituição.

“Eu venho de uma família, onde a minha avó, as minhas tias e a minha mãe, eram voluntárias. Eu cresci nesse ambiente ajudando as outras pessoas e me sinto muito feliz podendo fazer isso. Para mim é uma satisfação poder ser voluntária do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto”.

Responsável por todo o serviço do Grupo Arco Íris, a dona Selma afirma que é apaixonada pelo que faz e que não consegue se imaginar vivendo sem realizar o trabalho voluntário. “Para mim é um propósito de vida continuar sendo voluntaria. É tão gratificante você ajudar o outro, fazer com que se sinta bem, sem nenhum interesse, só mesmo por acolher o próximo. Eu gosto muito, me sinto muito feliz e não vejo minha vida sem o trabalho voluntário”.

Frentes do Voluntariado

Atendimento: Nesse grupo ficam as mulheres que preferem trabalhar direto com o paciente. São voluntárias que durante a semana se dividem em dois turnos (manhã e tarde) e dão acolhimento aos pacientes, acompanhantes e familiares.

Bazar: O Bazar da Pechincha recebe as doações de roupas, sapatos, eletrodomésticos e qualquer produto que possa ser reutilizado. As vendas são realizadas na Rua Quintino Bocaiuva, n° 170. Todo valor arrecadado é destinado ao Hospital de Câncer de Ribeirão Preto.

Trabalhos manuais: As voluntárias responsáveis pelos trabalhos manuais fazem bordados, pintam toalhas e produzem peças para serem vendidas. A renda é destinada ao hospital. Além disso confeccionam lenços, fraldas geriátricas e próteses mamárias que são doadas para as pacientes.

Eventos: O grupo responsável pelo setor de eventos promove os jantares, os bingos, os bazares e as rifas. Também cuidam da ‘Galeria de Arte’, nos corredores do hospital existem obras que foram doadas por artistas da cidade e da região para serem vendidas. Os valores são revertidos para o Hospital de Câncer.

Quem quiser se tornar um voluntário, basta entrar em contato através do telefone 16.3878.9700 ou direto na fundação, localizada a Rua Otávio Martins Braga, 50 – Ribeirão Preto – SP.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Cabeça de Ozempic: o remédio pode deixar a cabeça maior? Entenda

O termo "cabeça de Ozempic" viralizou nas redes sociais após diversas celebridades aparecerem mais magras, mas com a cabeça desproporcionalmente maior em relação ao corpo.

Mitos e verdades sobre o consumo de bebidas alcoólicas e o desenvolvimento de câncer

Segundo relatório da American Association for Cancer Research (AACR), o consumo de bebida alcoólica ocupa a terceira posição nas causas de tumores, perdendo apenas para o tabagismo e o excesso de massa corporal.

Brasil pode ter o maior IVA do mundo com apoio de Ricardo Silva e Baleia Rossi

Reforma Tributária aprovada, Imposto sobre Valor Agregado (IVA) torna os impostos o maior do planeta com apoio dos deputados

Franca Shopping promove eventos de lazer gratuitos no fim de semana

Prepare-se para um fim de semana cheio de animação e diversão no Franca Shopping. Nos dias 13 e 14 de julho, o shopping será palco de dois eventos incríveis e gratuitos, especialmente pensados para toda a família.

Para a população aumento de impostos para os partidos politicos anistia de todas as dividas

O sistema político brasileiro tornou-se ainda mais fechado e autossuficiente, com partidos tradicionais e novos movimentos antissistema perpetuando práticas corruptas.
- PUBLICIDADE -