A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Programa de Imunização, alerta as pessoas que irão viajar para o exterior para se vacinarem contra o sarampo.
A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba.
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa que pode evoluir com complicações graves. A doença é transmitida por meio das secreções expelidas pelo doente, ao falar, tossir e espirrar.
A médica sanitarista da Secretaria da Saúde Lilian Grimm explica, nesses casos, a importância da vacinação. “No Brasil, o sarampo está eliminado desde 2015, porém há atualmente números de casos de sarampo registrados em diferentes regiões do mundo, principalmente na Europa e América do Norte, fato que representa risco maior de importação da doença para locais onde o controle do sarampo foi estabelecido como o Brasil”.
Para a proteção, recomenda-se que os viajantes tenham suas vacinas atualizadas antes de viajar, preferencialmente 15 dias antes da viagem, de acordo com o calendário nacional e estadual de vacinação.
A vacina tríplice é recomendada inclusive, para crianças de seis meses a um ano.
A imunização não é recomendada para crianças menores de seis meses, gestantes e pessoas que apresentem contradições médicas.
“Ao retornar da viagem, a pessoas deve ficar atenta. Se o viajante apresentar febre e exantema (pela vermelha), deve evitar deslocamentos ou contato desnecessário com outras pessoas, até ser avaliado por um profissional de saúde e procurar imediatamente o serviço médico para o diagnóstico e tratamento adequado”, orienta a médica Lilian Grimm.
A médica sanitarista alerta ainda sobre a importância da vacinação de profissionais que atuam no setor de turismo, motoristas de táxi, funcionários de hotéis e restaurantes e outras pessoas que mantém contato com viajantes como profissionais da saúde e educação.
A vacinação é feita nos postos de saúde de Ribeirão Preto.