InícioSaúdeSaúde alerta sobre vacinação contra sarampo para quem for para o exterior

Saúde alerta sobre vacinação contra sarampo para quem for para o exterior

- continua após a publicidade -

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Programa de Imunização, alerta as pessoas que irão viajar para o exterior para se vacinarem contra o sarampo.

A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba.

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa que pode evoluir com complicações graves. A doença é transmitida por meio das secreções expelidas pelo doente, ao falar, tossir e espirrar.

A médica sanitarista da Secretaria da Saúde Lilian Grimm explica, nesses casos, a importância da vacinação. “No Brasil, o sarampo está eliminado desde 2015, porém há atualmente números de casos de sarampo registrados em diferentes regiões do mundo, principalmente na Europa e América do Norte, fato que representa risco maior de importação da doença para locais onde o controle do sarampo foi estabelecido como o Brasil”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para a proteção, recomenda-se que os viajantes tenham suas vacinas atualizadas antes de viajar, preferencialmente 15 dias antes da viagem, de acordo com o calendário nacional e estadual de vacinação.

A vacina tríplice é recomendada inclusive, para crianças de seis meses a um ano.

A imunização não é recomendada para crianças menores de seis meses, gestantes e pessoas que apresentem contradições médicas.

“Ao retornar da viagem, a pessoas deve ficar atenta. Se o viajante apresentar febre e exantema (pela vermelha), deve evitar deslocamentos ou contato desnecessário com outras pessoas, até ser avaliado por um profissional de saúde e procurar imediatamente o serviço médico para o diagnóstico e tratamento adequado”, orienta a médica Lilian Grimm.

A médica sanitarista alerta ainda sobre a importância da vacinação de profissionais que atuam no setor de turismo, motoristas de táxi, funcionários de hotéis e restaurantes e outras pessoas que mantém contato com viajantes como profissionais da saúde e educação.

A vacinação é feita nos postos de saúde de Ribeirão Preto.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cientista chinês deserta para os EUA com segredos de armas hipersônicas

Ele estava disposto a fornecer informações detalhadas sobre o veículo hipersônico em troca de asilo para ele, sua esposa e seu filho.

Brasil já tem mais casos de covid-19 do que no periodo antes da vacina

A pergunta é: Fecha tudo e #fiqueemcasa? As picadas funcionam ou é apenas interesse financeiro?

Aulas da Rede Municipal retornam na próxima semana

Retorno será 100% presencial e obrigatório para os estudantes; todos os protocolos sanitários que dispõem sobre a Covid-19 serão cumpridos. Não é obrigatório apresentar passaporte sanitário.

Morre a cantora e pastora Ludmila Ferber aos 56 anos

"Quando tudo parece estranho ao redor ,Buscar tua face é preciso, Deus Quando a gente não sabe o que está ocorrendo Buscar tua face é preciso, Deus"

Prefeitura obriga funcionalismo apresentar passaporte sanitário

Seu corpo minhas regras: Funcionários que não apresentarem documento serão impedidos de trabalhar e terão descontada do salário.
- PUBLICIDADE -