Início Saúde Saúde alerta sobre vacinação contra sarampo para quem for para o exterior

Saúde alerta sobre vacinação contra sarampo para quem for para o exterior

- continua após a publicidade -

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Programa de Imunização, alerta as pessoas que irão viajar para o exterior para se vacinarem contra o sarampo.

A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba.

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa que pode evoluir com complicações graves. A doença é transmitida por meio das secreções expelidas pelo doente, ao falar, tossir e espirrar.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A médica sanitarista da Secretaria da Saúde Lilian Grimm explica, nesses casos, a importância da vacinação. “No Brasil, o sarampo está eliminado desde 2015, porém há atualmente números de casos de sarampo registrados em diferentes regiões do mundo, principalmente na Europa e América do Norte, fato que representa risco maior de importação da doença para locais onde o controle do sarampo foi estabelecido como o Brasil”.

Para a proteção, recomenda-se que os viajantes tenham suas vacinas atualizadas antes de viajar, preferencialmente 15 dias antes da viagem, de acordo com o calendário nacional e estadual de vacinação.

A vacina tríplice é recomendada inclusive, para crianças de seis meses a um ano.

A imunização não é recomendada para crianças menores de seis meses, gestantes e pessoas que apresentem contradições médicas.

“Ao retornar da viagem, a pessoas deve ficar atenta. Se o viajante apresentar febre e exantema (pela vermelha), deve evitar deslocamentos ou contato desnecessário com outras pessoas, até ser avaliado por um profissional de saúde e procurar imediatamente o serviço médico para o diagnóstico e tratamento adequado”, orienta a médica Lilian Grimm.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A médica sanitarista alerta ainda sobre a importância da vacinação de profissionais que atuam no setor de turismo, motoristas de táxi, funcionários de hotéis e restaurantes e outras pessoas que mantém contato com viajantes como profissionais da saúde e educação.

A vacinação é feita nos postos de saúde de Ribeirão Preto.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Vanderley Caixe (PC do B) tem candidatura cancelada

Essa foi a terceira impugnação imposta pela Justiça Eleitoral.

Faculdade Cultura Inglesa lança cursos gratuitos para preparar para o ENEM

Serão três versões disponíveis para os alunos: em Língua Inglesa, Língua Portuguesa e, por último, Preparatório ENEM: Literatura

Em meio à sua pior crise, setor de restaurantes e bares terá aumento do ICMS em São Paulo

João Doria publicou diversos decretos alterando a legislação do ICMS, com a finalidade de aumentar a arrecadação do imposto, para superar o rombo ocasionado pelo #fiqueemcasa

Pacientes diagnosticados com câncer contam com direitos e benefícios médicos e tributários

Especialistas comentam quais são os benefícios, importantes para assegurar o custeio dos tratamentos médicos necessários

Conferência Bíblica Mundial online 2020 com o Pastor Ock Soo Park

A Grande Conferência Bíblica Mundial online abordará o tema “O tempo para a desesperança acabou, é tempo de superar”.