InícioSaúdeSaúde alerta sobre vacinação contra sarampo para quem for para o exterior

Saúde alerta sobre vacinação contra sarampo para quem for para o exterior

- continua após a publicidade -

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Programa de Imunização, alerta as pessoas que irão viajar para o exterior para se vacinarem contra o sarampo.

A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba.

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa que pode evoluir com complicações graves. A doença é transmitida por meio das secreções expelidas pelo doente, ao falar, tossir e espirrar.

A médica sanitarista da Secretaria da Saúde Lilian Grimm explica, nesses casos, a importância da vacinação. “No Brasil, o sarampo está eliminado desde 2015, porém há atualmente números de casos de sarampo registrados em diferentes regiões do mundo, principalmente na Europa e América do Norte, fato que representa risco maior de importação da doença para locais onde o controle do sarampo foi estabelecido como o Brasil”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para a proteção, recomenda-se que os viajantes tenham suas vacinas atualizadas antes de viajar, preferencialmente 15 dias antes da viagem, de acordo com o calendário nacional e estadual de vacinação.

A vacina tríplice é recomendada inclusive, para crianças de seis meses a um ano.

A imunização não é recomendada para crianças menores de seis meses, gestantes e pessoas que apresentem contradições médicas.

“Ao retornar da viagem, a pessoas deve ficar atenta. Se o viajante apresentar febre e exantema (pela vermelha), deve evitar deslocamentos ou contato desnecessário com outras pessoas, até ser avaliado por um profissional de saúde e procurar imediatamente o serviço médico para o diagnóstico e tratamento adequado”, orienta a médica Lilian Grimm.

A médica sanitarista alerta ainda sobre a importância da vacinação de profissionais que atuam no setor de turismo, motoristas de táxi, funcionários de hotéis e restaurantes e outras pessoas que mantém contato com viajantes como profissionais da saúde e educação.

A vacinação é feita nos postos de saúde de Ribeirão Preto.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

STF julga liberação de crininosas para prender manifestantes de 8 de janeiro

Vão soltar criminosas para sobrar lugar para prender senhoras que se manifestavam dentro da constituição e acreditaram em um capitão e alguns generais

As críticas do New York Times a Moraes

O jornal norte-americano New York Times voltou a falar sobre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Uma reportagem publicada neste domingo, 22,...

5 depredações da esquerda contra o patrimônio público

“Nunca vocês leram alguma notícia sobre um movimento ou partido de esquerda invadir o Congresso Nacional, a Suprema Corte ou o Palácio do Planalto”,...

Valor bloqueado de manifestantes sobe para R$ 18,5 milhões

A Justiça Federal autorizou hoje (21) novos bloqueios de bens de suspeitos de financiar os atos que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes...

José Dirceu propõe reestruturar papel dos militares no Brasil

Militares precisam voltar para os quartéis e sair de órgãos do governo, sugere. José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-ministro da Casa Civil de Lula,...
- PUBLICIDADE -