O NEU (Núcleo de Educação em Urgência), do Samu Regional, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, concluiu nesta terça-feira, dia 3 de maio, a capacitação da primeira turma de profissionais no curso de atualização em AVC – Acidente Vascular Cerebral – e IAM Infarto Agudo do Miocárdio. Ao todo, mais de 120 funcionários do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Ribeirão Preto e região foram treinados para implantação do Protocolo de Atendimento.
Essa capacitação tem como principal objetivo atualizar os protocolos assistenciais de pacientes vítimas de AVC e infarto, as ações que são realizadas pelo Samu no atendimento e para difundir os protocolos de assistência das emergências para a rede de saúde de Ribeirão Preto e região, que abrange 25 municípios.
“Os ensinamentos dos protocolos emergenciais interferem diretamente na assistência prestada ao paciente. A qualificação dos profissionais da saúde é essencial para a melhora na assistência no âmbito regional” explica a enfermeira Karina Fonseca, coordenadora do Núcleo.
O curso teve como palestrante Otávio Pontes Neto, docente de Neurologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da Rede AVC do Brasil e presidente nacional de pesquisas em AVC no Brasil pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Carlos Miranda, docente em cardiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.
O curso foi pré-requisito para a capacitação e dividido em três turmas, envolvendo simulação realística por meio de técnica com robôs e atores reais, que acontecem nos dias 22, 29 de maio e 12 de junho, e capacitará 120 profissionais neste 1º semestre de 2017.