Ribeirão Preto recebeu nesta terça-feira, dia 9 de fevereiro, um lote com 17.045 doses da vacina Coronavac, das quais 12.370 serão destinadas para complementação da imunização dos profissionais da saúde com a segunda dose e 4.675 abastecerão a etapa de imunização de idosos com 85 anos ou mais, que começa nesta quinta-feira (11).
“Com a sobra das doses da vacina da campanha de imunização dos idosos de 90 anos ou mais, somado às 4.675 doses que chegaram, resolvemos baixar a faixa etária para 85 anos, antecipando a vacinação dentro da nossa capacidade técnica”, explicou o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, durante coletiva de imprensa na tarde de terça-feira (9) no Palácio Rio Branco.
Mesmo com o início da vacinação de idosos com 85 anos ou mais, a campanha para idosos com 90 anos ou mais continua normalmente.
“O agendamento continua para essa faixa etária simultaneamente, isto é, está aberto ainda o agendamento para essas pessoas, para quem perdeu, não conseguiu agendar”, esclareceu Scarpelini.
Com relação à segunda dose da Coronavac, de acordo com o secretário da Saúde, a vacina deverá ser aplicada em quem tomou a primeira dose, a partir do 21º dia da aplicação.
Já para a vacina britânica AstraZeneca, a aplicação da segunda dose deverá ser feita no prazo de três meses. O cronograma de vacinação para essa etapa será divulgado em tempo pertinente aos prazos.
Vacinação para idosos com 85 anos ou mais
Começa nesta quinta-feira, dia 11, das 8h30 às 15h, a vacinação contra o novo coronavírus para idosos na faixa etária de 85 anos ou mais nos 36 postos de vacinação da cidade.
O agendamento deve ser feito pelo site ou pelos telefones 3977-9441 ou 3977-9442.
A imunização seguirá no dia 12 e retornará após o feriado de Carnaval, na quarta-feira, dia 17, a partir das 13h30, e prossegue até sábado, dia 20.
A capacidade será de vacinação, segundo o secretário da saúde é de cerca de duas mil doses por dia, somando todos os postos de vacinação de Ribeirão Preto.
“Nossa perspectiva, pelas estimativas populacionais que temos, é vacinar cerca de cinco mil idosos com 85 anos ou mais da cidade”, explica o secretário da Saúde.
A orientação para as pessoas que tentarem agendar e não conseguirem na unidade de saúde de referência, isto é, próxima da sua residência, é a de buscar agendamento em outras unidades.
“Outra orientação importante: se a pessoa não tiver condições de descer do carro, nossos servidores aplicarão a vacina dentro do veículo”, finaliza Scarpelini.