Ribeirão Preto adota notificação on-line em caso de suspeita de coronavírus

Medida foi anunciada durante reunião que aconteceu ontem (30); Secretaria da Saúde se prepara para receber casos suspeitos da doença

0
1130
Foto : Divulgação

O prefeito Duarte Nogueira, acompanhado do secretário Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, anunciou nesta quinta-feira (30), que vai adotar, a partir da próxima segunda-feira (3), um sistema de notificações em tempo real para agilizar a prevenção e o atendimento a eventuais casos suspeitos do novo coronavírus na cidade.

A medida foi tomada e anunciada durante reunião na sede de Prefeitura, com a participação da diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da pasta, Luzia Marcia Romanholi Passos, de chefes de divisões do setor e do gerente da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, Luciano Fiori.

Embora Ribeirão não tenha registrado nenhum caso da doença causada pelo vírus, o encontro foi promovido como preparação e adoção de medidas preventivas, diante do cenário mundial e aumento dos registros suspeitos em território nacional e estadual, nenhum deles, até então, na cidade.

O titular da pasta ressaltou que as equipes nas unidades de saúde já estão preparadas para eventuais atendimentos.

“Todos já foram preparados e orientados para o caso de chegar algum paciente numa unidade de saúde com sintomas e com antecedentes de ter voltado da China, imediatamente fazemos o alerta, seguiremos o protocolo com coleta de exames, e dependendo da gravidade, o paciente poderá ser acompanhado em casa ou ser tratado no hospital”, informou Sandro Scarpelini.

O secretário também explicou como será a notificação dos casos, se houver na cidade.
“A Coderp disponibilizará, até a próxima terça-feira, uma ficha no sistema que poderá ser preenchida de forma on-line tanto para a Secretaria como para o Ministério da Saúde”, concluiu.

Alerta mundial: tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus

CORONAVÍRUS: Ministério da Saúde orienta evitar viagens à China