A prefeita Darcy Vera inaugurou na manhã desta segunda-feira, dia 20 de junho, o Laboratório de Homeopatia e Manipulação que recebeu o nome da farmacêutica Dra. Carmem Silvia Cascaldi Garcia.
“Esse espaço era um antigo sonho dos funcionários da saúde que está sendo concretizado. Esperamos que, com ele, mais pessoas possam ser atendidas e que esse trabalho possa ter continuidade nas próximas administrações”, afirmou a prefeita.
A solenidade foi realizada na sede do laboratório, que fica localizado na Rua Floriano Peixoto, 811, no bairro Higienópolis. A solenidade contou com a presença do secretário da Saúde, Stenio Miranda; do presidente Conselho Municipal de Saúde, José Roberto Guimarães; do vereador André Luiz Silva, autor do projeto que deu o nome da farmacêutica Carmem Silvia Cascaldi Garcia ao local, de Felipe Eduardo Cascaldi Garcia, filho da homenageada, além de profissionais da saúde.
A assistente do secretário da Saúde, farmacêutica Darlene Mestriner, disse que a inauguração do laboratório é um sonho antigo e que teve muitas pessoas envolvidas na sua implantação. “A Dra Carmem, nossa homenageada, foi um dessas pessoas. Ela sempre tinha uma coisa boa para falar das pessoas, mesmo quando a situação era muito crítica. Ela criou uma família maravilhosa e temos muito orgulho em poder homenageá-la nesta oportunidade”, acrescentou.
Felipe Eduardo Cascaldi Garcia, filho da homenageada, e que atualmente reside em Londres, representou a família na solenidade. “Quero agradecer todos vocês pela homenagem à minha mãe. Quando ela lutava contra a doença fez uma reflexão sobre sua vida e nos deixou uma frase: ‘Você dá sem pedir e morre sem querer. Então aproveite o intervalo’ e é isso o tentamos aplicar em nossa vida”, disse ele.
Laboratório – O Laboratório de Manipulação produz mensalmente cerca de 1.500 unidades de medicamentos como: linimento, pomada de calêndula, hidratante com uréia, pasta de unna e produtos para exames ginecológicos e filtro solar para pacientes e servidores que atuam no campo.
O Laboratório de Manipulação Homeopática trabalhará em parceria com o Programa Municipal de Práticas Inegrativas e Complementares e atenderá prescrição feita pelos médicos da rede municipal de saúde e a expectativa é de que inicialmente atenda cerca de 500 pacientes por mês.
“Não haverá atendimento ao público. O médico faz a solicitação e após a manipulação o medicamento é enviado à unidade de saúde do paciente”, explica o médico Julio José Cunha, coordenador do Programa.
O laboratório produzirá homeopáticos e fitoterápicos e, posteriormente, Florais de Bach. Três profissionais que vão atuar no Laboratório: dois farmacêuticos e um auxiliar de farmácia.
Homenagem – A homenageada Carmem Silvia Cascaldi Garcia, atuou como farmacêutica na rede municipal de Ribeirão Preto de 24 de março de 1995 até agosto de 2007. Ela era formada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto, especialista em homeopatia pelo Instituto Lamasson, onde chegou a lecionar. Também trabalhou na Divisão de exercício profissional em São Paulo e foi farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde e atuou na regional de Ribeirão Preto.