As crianças e adolescentes que fazem parte do Projeto Samuzinho, tiveram a oportunidade de apresentar nesta quarta-feira, 13 de setembro, tudo que aprenderam sobre procedimentos em primeiros socorros para os alunos do ensino fundamental do SEB COC Unidade Portugal.
Os pequenos socorristas, num total de 20 alunos do projeto fizeram as demonstrações de atendimentos em situações de socorro para alunos de 5º e 6º anos e orientaram sobre técnicas de primeiros socorros de desengasgo de bebês, desmaios, crises convulsivas e parada cárdio-respiratórias.
Nas apresentações houve ainda o auxílio de bonecos onde se faz as simulações de atendimento, onde as crianças puderam participar.
A coordenadora do Projeto Samuzinho, Wislaine Ripoli Carabolante, explica que os bonecos, além de chamarem a atenção das crinaças, torna o aprendizado muito mais eficiente. “O interesse deles é muito grande. Eles fazem perguntas e interagem com entusiasmo”.
Projeto Samuzinho
O Projeto é desenvolvido pelo NEU (Núcleo de Educação em Urgência), que também faz a capacitação das equipes do Samu. O Samuzinho tem a finalidade de instruir as crianças sobre as medidas necessárias para socorrer uma pessoa em situação de risco, enquanto a ambulância não chega.
As aulas são realizadas uma vez por semana e ministradas por enfermeiros do Samu de Ribeirão.
O Samuzinho é destinado a crianças na faixa etária de 8 a 13 anos. O calendário de aulas obedece ao da rede escolar.