InícioSaúdePreservação de Aquíferos foi tema do Fórum Mundial da Água

Preservação de Aquíferos foi tema do Fórum Mundial da Água

- continua após a publicidade -

Por Marquezan Araújo

O território brasileiro é composto por uma vasta região de água subterrânea. Essas águas são formadas pelo excedente das chuvas que percorrem camadas encontradas abaixo da superfície do solo. Uma das características dessas águas é preencher os espaços vazios entre as rochas. Essas formações são chamadas de aquíferos.

No Brasil, os maiores e mais importantes aquíferos são o Guarani, localizado no Centro-Sul do país, e o Alter do Chão, situado na região Norte. O primeiro contém cerca de 45 mil km³ de água, em uma área de 1,2 milhões de km². Já o Alter do Chão reserva aproximadamente 86 mil km³ de água em pouco mais de 400 mil km² de área.

Esse tema foi debatido no 8° Fórum Mundial da Água, sediado em Brasília. Um dos especialistas que deu detalhes sobre o assunto foi o geólogo Paulo Fernando Pereira. Ele explicou que, na questão do compartilhamento dos recursos hídricos, as águas subterrâneas merecem uma atenção especial, já que existe uma relação direta de integração com as águas superficiais.

“O único momento de você entender que há integração da água subterrânea e superficial, é no momento que termina as chuvas e essa água continua fluindo ao longo das calhas de drenagem. Então o que está mantendo aquela água ali, é o aquífero. Na verdade, o que a gente está vendo é água subterrânea. Não é mais água superficial. Ela é superficial porque está em cima do chão, mas ela representa a descarga dos aquíferos, das nascentes, percorrendo os vários trechos, conformando os leitos de drenagem e mantendo essas descargas”, afirmou.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Fernando Pereira destaca ainda que entender os sistemas das águas subterrâneas depende de dados técnicos de alta qualidade, inclusive de estratégias bem planejadas sobre o uso e arecuperação da área analisada.

De acordo com o especialista, o meio hidrogeológico – que estuda as águas subterrâneas – está diretamente ligado ao volume de água disponível para os diversos tipos de consumo.

“É ele na ver

sobre o ponto de vista da sua capacidade de fornecimento de água, em função do seu tamanho. Você tem que entender que tipo de rocha está ali”, explicou.

Segundo informações da Agência Nacional de Águas, no Brasil, os aquíferos são importantes também para manter os rios brasileiros perenes, ou seja, não sequem no período da estiagem.

O Fórum Mundial da Água é organizado pelo Conselho Mundial da Água e é considerado um dos maiores do planeta. Países de todos os continentes se reuniram e apresentaram sugestões para um uso mais eficiente dos recursos hídricos.

#CompartilhandoÁgua

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

👀 Primeira-Dama Janja Some do Desfile de 7 de Setembro! Entenda o Motivo de Sua Ausência ✈️

O tradicional desfile de 7 de Setembro, que celebra a Independência do Brasil, teve uma ausência notável este ano: a da primeira-dama Janja da Silva.

🇧🇷 Desfile de 7 de Setembro Fracassa em Público Mesmo com Reforço de Segurança e Pressão Sobre Funcionários Públicos 🎖️

O desfile de 7 de Setembro deste ano, que marca o Dia da Independência do Brasil, foi novamente um evento de público modesto, apesar dos esforços do governo.

ELEIÇÕES: 📍 Locais de Votação Já Disponíveis! Saiba como Consultar Rapidinho! 🗳️

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou na última terça-feira (3) a consulta dos locais de votação para os eleitores que solicitaram a transferência temporária de seção eleitoral.

🚨 Promessas Eleitoreiras ou Soluções Reais? Saiba o Que Roque Planeja para Ribeirão! 💬

A ideia de usar a tecnologia para dar mais poder ao povo parece moderna, mas há um pequeno detalhe que soa contraditório: Roque e sua vice sequer criaram uma fanpage para a campanha, limitando-se a perfis pessoais que nem têm uma URL com seus nomes.

Feriado de 7 de Setembro: O que Abre e Fecha em Ribeirão Preto

O feriado de 7 de setembro, que comemora os 202 anos da Independência do Brasil, irá alterar o funcionamento do comércio, shoppings, repartições públicas e serviços essenciais em Ribeirão Preto (SP).
- PUBLICIDADE -