Início Cidades Alunos visitam Lagoa do Saibro para estudar área de recarga do Aquífero...

Alunos visitam Lagoa do Saibro para estudar área de recarga do Aquífero Guarani

- continua após a publicidade -

A Lagoa do Saibro, localizada no Parque São Sebastião, será, ao mesmo tempo, sala de aula e objeto de estudo para os alunos da Emef Jarbas Massullo na próxima semana. Estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental irão até o local nos dias 18, 19 e 21 de setembro para uma aula prática, com o objetivo de estudar a área de recarga do Aquífero Guarani.

A atividade complementa as ações desenvolvidas em sala de aula, com foco na ampliação do conhecimento e contextualização das questões locais com as apresentadas no material didático disponível na escola.

Aspectos como a importância do reservatório e a sobrevivência da área ambiental na superfície serão privilegiadas, de modo que os alunos compreendam a relação entre os recursos hídricos, o clima, a vegetação e o planejamento urbano envolvidos nesse processo de ocupação territorial.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

As datas das visitas foram escolhidas por antecederem a entrada da Primavera. Estudos teóricos sobre o tema estão sendo realizados na escola desde o início do mês de setembro e, após a visita, serão apresentados os materiais produzidos pelos alunos.

Com a atividade, os alunos estão estudando os biomas brasileiros e poderão fazer uma correlação entre as espécies do Cerrado e Mata Atlântica com espécies presentes ao redor da lagoa. Estão em desenvolvimento, ainda, estudos sobre o Aquífero Guarani, sua importância como reservatório e necessidade para o abastecimento do município de Ribeirão Preto.

Durante a visita, os alunos farão anotações sobre a observação ambiental e urbana e sobre a relação que envolve ambas as partes. O objetivo é buscar o entendimento sobre o estado em que se encontra a lagoa e formas para resolver o problema do assoreamento e perda hídrica de suas águas superficiais.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Dezembro Vermelho começa com “Dia Mundial de Luta Contra a Aids” em Ribeirão Preto

Testagem para HIV e Sífilis será reforçada de 1º a 5 de dezembro nas unidades de saúde da rede municipal

Daerp inicia leitura, impressão e entrega simultânea de conta

Nova conta começou a ser distribuída na região do Jardim Recreio, na zona Oeste da cidade

Hospital de Amor promove live “Dia de Doar”

Presente em mais de 70 países, o movimento ganhou força por conta da pandemia e ajuda a transformar a doação em um hábito de todos.

Nando Reis inaugura a programação musical do Hard Rock Café Ribeirão Preto

Nano Reis traz o show Voz e Violão para o Hard Rock Café Ribeirão Preto no dia 10 de Dezembro.

Hard Rock Café Ribeirão Preto inaugura no dia 1º de dezembro.

Além de Ribeirão Preto, Curitiba (PR)), Gramado (RS), e Fortaleza (CE), são as únicas cidades que possuem uma unidade da famosa franquia internacional no Brasil.