Início Cidades Alunos visitam Lagoa do Saibro para estudar área de recarga do Aquífero...

Alunos visitam Lagoa do Saibro para estudar área de recarga do Aquífero Guarani

- continua após a publicidade -

A Lagoa do Saibro, localizada no Parque São Sebastião, será, ao mesmo tempo, sala de aula e objeto de estudo para os alunos da Emef Jarbas Massullo na próxima semana. Estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental irão até o local nos dias 18, 19 e 21 de setembro para uma aula prática, com o objetivo de estudar a área de recarga do Aquífero Guarani.

A atividade complementa as ações desenvolvidas em sala de aula, com foco na ampliação do conhecimento e contextualização das questões locais com as apresentadas no material didático disponível na escola.

Aspectos como a importância do reservatório e a sobrevivência da área ambiental na superfície serão privilegiadas, de modo que os alunos compreendam a relação entre os recursos hídricos, o clima, a vegetação e o planejamento urbano envolvidos nesse processo de ocupação territorial.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

As datas das visitas foram escolhidas por antecederem a entrada da Primavera. Estudos teóricos sobre o tema estão sendo realizados na escola desde o início do mês de setembro e, após a visita, serão apresentados os materiais produzidos pelos alunos.

Com a atividade, os alunos estão estudando os biomas brasileiros e poderão fazer uma correlação entre as espécies do Cerrado e Mata Atlântica com espécies presentes ao redor da lagoa. Estão em desenvolvimento, ainda, estudos sobre o Aquífero Guarani, sua importância como reservatório e necessidade para o abastecimento do município de Ribeirão Preto.

Durante a visita, os alunos farão anotações sobre a observação ambiental e urbana e sobre a relação que envolve ambas as partes. O objetivo é buscar o entendimento sobre o estado em que se encontra a lagoa e formas para resolver o problema do assoreamento e perda hídrica de suas águas superficiais.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Lives do final de semana (19 e 20 de setembro)

Os shows presenciais e casas noturnas ainda estão proibidas, então a opção e separar a bebida e os petiscos e escolher a melhor opção

Nasce o Aliança o partido de Bolsonaro

Confira os documentos de petição e despacho. Vem ai o partido de direita que a esquerda tanto teme.

Hospital de Câncer de Ribeirão Preto inicia campanha para compra de novo mamógrafo

Equipamento atual tem mais de 10 anos e precisa de constantes manutenções que tem alto custo

Quais interesses estão em jogo? Lincoln Fernandes é mais um a desistir da prefeitura

Algo estranho e forças ocultas estão agindo nos bastidores, normalmente a luta é para ser candidato, mas este ano vários abandonam o barco. A pergunta é quais interesses?

Dos 27 vereadores de Ribeirão Preto, 25 vão concorrer à reeleição

Esperamos que os próximos vereadores se preocupem mais com a cidade e seus moradores, do que em oferecer títulos e nome de ruas.