InícioSaúdeNôs somos os loucos mas agora ANVISA confirma os riscos

Nôs somos os loucos mas agora ANVISA confirma os riscos

Portanto, Anvisa orienta aos vaocorrência de casos de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e de pericardite (inflamação do tecido que envolve o coração) após a vacinaçãocinados

- continua após a publicidade -

Portanto, a Anvisa orienta aos vacinados com o imunizante da Pfizer que procurem atendimento médico imediato se tiverem sintomas como dor no peito, falta de ar e palpitações. Além disso, orienta os profissionais de saúde e os cidadãos a notificarem imediatamente casos suspeitos à Agência. 

A Anvisa informa que os Estados Unidos (EUA) relataram a ocorrência de casos de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e de pericardite (inflamação do tecido que envolve o coração) após a vacinação contra Covid-19 com imunizantes de plataforma de RNA mensageiro (RNAm), como as vacinas da Pfizer e da Moderna. Dessas duas, apenas a Pfizer está registrada pela Anvisa para uso no Brasil, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.  

Uma análise da agência reguladora norte-americana (Food and Drug Administration – FDA) sugere que há riscos aumentados para a ocorrência de miocardite e pericardite, particularmente após a aplicação da segunda dose das vacinas. Os sintomas – dor no peito, falta de ar, palpitações ou alterações de batimentos cardíacos – surgem alguns dias após a vacinação.   

Até o momento, não há relato de casos dessas complicações pós-vacinação no Brasil. Para a Anvisa, a situação indica necessidade de uma maior sensibilização por parte dos serviços e profissionais de saúde para o adequado diagnóstico, tratamento e notificação de casos. A identificação precoce de sintomas e a adoção de tratamento oportuno são aspectos fundamentais para uma melhor evolução clínica de pacientes com quadro de miocardite e pericardite.   

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A Agência esclarece que o risco de ocorrência desses eventos adversos é baixo, mas recomenda aos profissionais de saúde que fiquem atentos e perguntem às pessoas que apresentarem sintomas se elas foram vacinadas, especialmente com a vacina da Pfizer.  

Portanto, a Anvisa orienta aos vacinados com o imunizante da Pfizer que procurem atendimento médico imediato se tiverem sintomas como dor no peito, falta de ar e palpitações. Além disso, orienta os profissionais de saúde e os cidadãos a notificarem imediatamente casos suspeitos à Agência. 

Confira a íntegra das informações sobre o relato de casos de miocardite e de pericardite pós-vacinação com imunizantes de plataforma de RNA mensageiro (RNAm) no Comunicado 007/2021. Para obter mais informações sobre a segurança da vacina da Pfizer, consulte a bula disponível no portal da Anvisa ou converse com um profissional de saúde. 

Sobre os casos 

Miocardite é a inflamação do músculo cardíaco e pericardite é a inflamação do revestimento externo do coração. Em ambos os casos, o sistema imunológico causa uma inflamação em resposta a uma infecção ou algum outro fator. Os sintomas podem incluir dor no peito, falta de ar ou palpitações. 

Esses eventos adversos foram identificados particularmente em adolescentes e adultos jovens, predominantemente do sexo masculino, acima de 16 anos, e podem ocorrer principalmente após a segunda dose da vacina. 

A gravidade dos casos pode variar. A maioria das pessoas que apresentou o evento após vacinação com imunizante contra a Covid-19 de RNAm nos Estados Unidos e procurou atendimento médico respondeu bem ao tratamento aplicado. 

Com o avanço da vacinação de pessoas mais jovens no Brasil, torna-se necessário que os cidadãos e profissionais de saúde fiquem atentos aos sinais e sintomas do evento adverso e notifiquem imediatamente os casos suspeitos. É imprescindível o cuidado na identificação do tipo de vacina suspeita de provocar o evento adverso, como número do lote e fabricante. 

Notificação  

A notificação de casos suspeitos de eventos adversos relacionados a miocardite ou pericardite poderá ser registrada por meio do sistema VigiMed, Notivisa e e-SUS Notifica. Confira as orientações sobre como notificar no Comunicado 007/2021

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Valdemar Costa Neto Presidente do PL partido de Bolsonaro foi preso em Brasilia

Valdemar Costa Neto é preso por porte ilegal de arma em operação que investiga golpe de Estado

O Brasil está enfrentando a maior seca da sua história, afetando 1.400 cidades em níveis extremos ou severos de estiagem.

Esta situação é uma consequência direta das mudanças climáticas, que têm provocado uma antecipação do período de seca e alterado drasticamente o clima em todas as regiões do país.

CASACOR: Placas do Brasil promove Talk com Newton Lima

A indústria de MDF leva para 6ª edição da CASACOR Ribeirão Preto tendências e sua inspiração na natureza para ambientes acolhedores com experiências sensoriais

A entrega dos abadás para o RP Folia 2024 começará nesta quarta-feira, 11 de setembro

A entrega dos abadás para o RP Folia 2024 começará nesta quarta-feira, 11 de setembro, no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto

A Apple deve anunciar o iPhone 16 nesta segunda-feira (9), durante um evento marcado para as 14h (horário de Brasília).

Além do novo modelo de iPhone, a expectativa é que a empresa também revele outras atualizações em seus produtos, como novos relógios Apple Watch, fones de ouvido AirPods e até um possível Mac Mini redesenhado.
- PUBLICIDADE -