O Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), levou para São Joaquim da Barra (SP) a palestra gratuita “Novo Coronavírus (Covid-19) – Uma Ameaça Emergente à Saúde”. A atividade, gratuita, foi aberta a toda população interessada, mas com foco principal nos servidores municipais dos departamentos da Saúde e da Educação.
A palestra foi ministrada pela enfermeira e professora doutora Nayara Gonçalves Barbosa, da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto (SP), para cerca de 100 pessoas no Teatro “Arthur Parada”. Covid-19 é o nome dado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) ao coronavírus do surto atual.
Entre outros, estiveram presentes o reitor do Centro Universitário, dr. Oscar Luiz de Moura Lacerda; o assessor de Saúde de São Joaquim da Barra, Rangel Luís de Melo; a assessora de Educação do município, Rosimeire Benedito Mariano; a diretora de Educação Especial da cidade, Luciana Aparecida Guimarães Dezem; e a vice-presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), Samira Andraos.
Conhecimento como arma de empoderamento
Segundo Nayara Barbosa, de tempos em tempos o mundo vê surgir novos vírus e, portanto, novas doenças ou síndromes. Por conta, justamente, desse ineditismo, o corpo humano não está preparado para enfrentá-los.
“A falta de informações confiáveis e a má fé da disseminação de fake news podem levar ao caos. O conhecimento é uma arma de empoderamento da sociedade, sobretudo, ao considerar a globalização na qual vivemos, e permite uma leitura correta da realidade. A palestra foi uma ferramenta importante para os servidores lidarem com casos suspeitos que possam surgir”, disse a especialista.
Ainda de acordo com a professora, o conhecimento a respeito da infecção pelo Covid-19 e de medidas de prevenção são fundamentais para a população, considerando os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas.
Informações com credibilidade
A auxiliar de Enfermagem Selma Aparecida do Nascimento Inhani, presidente do Conselho Municipal da Saúde de São Joaquim da Barra, salientou que a palestra sobre o Covid-19 foi fundamental para fixar informações de credibilidade. “Os professores e os servidores da saúde presentes, agora, têm mais conhecimento para repassar no trabalho e com familiares”, afirmou a profissional, que atua na Assistência à Saúde Bucal de São Joaquim da Barra.
“Trazer esta palestra para os servidores municipais é parte de nossa obrigação como instituição de ensino superior, que é de partilhar informações que venham em benefício da comunidade. A professora doutora Nayara Barbosa é altamente qualificada no tema, por isso a convidamos. Tudo isso é parte de nossas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão”, salientou o reitor do Centro Universitário Moura Lacerda, dr. Oscar Luiz de Moura Lacerda.