Início Saúde A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES PARA DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE PRÓSTATA

A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES PARA DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE PRÓSTATA

- continua após a publicidade -

Depois do Outubro Rosa alertar as mulheres sobre a prevenção contra o câncer de mama, chega a campanha Novembro Azul, que visa orientar a população masculina sobre a importância dos exames para diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), um em cada grupo de seis homens pode apresentar o problema e um em cada grupo de 36 portadores poderá ir a óbito.

Integrante do aparelho reprodutor masculino, a próstata, localiza-se abaixo da bexiga e tem a função de, juntamente com as vesículas seminais, produzir o esperma. “A próstata tem importância fundamental na reprodução. A glândula é responsável pela produção do líquido prostático que se mistura ao líquido seminal, que é produzido pelas vesículas seminais (70% do sêmen). O restante do sêmen é constituído por 25% de líquido da próstata, 5% dos testículos”, explica Silvio Pires, urologista da Criogênesis.

O especialista ainda ressalta que na fase inicial, onde é possível fazer um tratamento curativo, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Portanto, é essencial fazer os exames de rotina para prevenir a doença. “Na grande maioria dos casos, a detecção é realizada por 2 exames combinados: pelo exame de sangue específico, que é o PSA, e o outro é o toque retal. Se houver uma suspeita por qualquer um dos exames alterados, é feita uma biopsia de próstata que vai confirmar o diagnóstico”, explica.

PREVENÇÃO

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Algumas medidas são essenciais para a prevenção da doença. Manter o peso sob controle, controlar o estresse, adotar uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos estão entre as principais precauções. “É importante lembrar que o câncer de próstata possui traço genético, sendo assim, homens com casos de câncer na família devem fazer um check-up, que consiste em um exame de sangue e toque retal, obrigatoriamente a partir dos 40 anos. Porém, ainda que não existam casos na família, o paciente deve procurar fazer os exames a partir dos 50 anos”, orienta Dr. Pires.

Sobre a Criogênesis
A Criogênesis, que nasceu em São Paulo e possui mais de 13 anos de experiência com células-tronco, é acreditada pela AABB (Associação Norte Americana de Bancos de Sangue) e certificada pela IQNet NBR ISO 9001:2015. A clínica é referência em serviços de coleta e criopreservação de células-tronco, medicina reprodutiva, gel de plaquetas e aférese, incluindo a diferenciada técnica de fotoférese extracorpórea. Sua missão é estimular o desenvolvimento da biotecnologia através de pesquisas, assegurando uma reserva celular para tratamento genético futuro. www.criogenesis.com.br

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Bolsonaro manda prender Datena sem provas

É óbvio que este titulo é falso, mas tem como objetivo fazer você pensar no que esta acontecendo com jornalista conservador preso sem provas pelo STF.

Entrevias socorreu 2,6 mil motoristas por pane seca em 2020

Além de infração de trânsito, tanque vazio pode causar transtornos ao viajante

Como ficam as regras do Plano São Paulo para Ribeirão Preto nas fases laranja e vermelha.

Governo de São Paulo acredita que fechar estabelecimentos comerciais e demitir funcionários podem reduzir o avanço do vírus.

Câmara começará a mostrar ao que veio. Não espere coisas boas

Não estranhe se tivermos banheiros uni-sex nas escolas municipais e a proibição de uniformes masculinos e femininos.

Jovem é assassinado durante festa clandestina

Desde Março de 2020, é de conhecimento geral que estes eventos ocorrem em Ribeirão Preto e toda região, chegando mesmo a ter como DJ o filho do prefeito Duarte Nogueira
- PUBLICIDADE -