InícioSaúde“Mulheres de Peito” Oferece exames de mamografia na Esplanada do Theatro Pedro...

“Mulheres de Peito” Oferece exames de mamografia na Esplanada do Theatro Pedro IIUnidade móvel atenderá a população feminina da cidade, gratuitamente, de 21 de junho a 2 de julho

O equipamento que tem como foco rastrear ativamente o câncer de mama e incentivar a realização de exames preventivos

- continua após a publicidade -

O equipamento que tem como foco rastrear ativamente o câncer de mama e incentivar a realização de exames preventivos para detecção precoce da doença fica no local até o dia 2 de julho.

arquivo

“Cerca de 95% dos casos de câncer de mama diagnosticados no início têm chance de cura. Para aumentar a possibilidade de um diagnóstico precoce do câncer de mama, é necessário realizar o exame de mamografia”, explica a coordenadora de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal da Saúde, Janaína Boldrini França.

A unidade móvel do governo do Estado de São Paulo ficará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. A Secretaria Municipal da Saúde distribuirá cerca de 50 exames de mamografia por dia de forma gratuita. Aos sábados, serão 25 senhas.

As mulheres de 35 a 49 anos deverão apresentar RG, cartão do SUS e pedido médico, que poderá ser solicitado no local.

As mulheres com idade entre 50 e 69 anos, deverão apresentar RG e cartão do SUS, sem a necessidade de pedido médico.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Câncer de mama no Brasil e no mundo

A OMS – Organização Mundial de Saúde estima que no mundo ocorram cerca de 1.050.000 casos de câncer de mama por ano. É o tipo de câncer que mais incide sobre a população feminina. Nas mulheres, é a causa mais frequente de morte por câncer.

As causas do câncer de mama não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que a doença é multifatorial e depende de uma complexa combinação de fatores. A idade é o principal fator de risco, que aumenta a partir dos 35 anos em alguns grupos.

As mulheres que têm entre 50 e 70 anos são as mais propensas, por isso as políticas de rastreamento, baseadas nas recomendações da Organização Mundial de Saúde, são prioritariamente focadas nessa faixa etária.

Existe também a predisposição genética, que não é tão significativa, pois representa de 5% a 20% dos casos, mas serve como alerta.

Os fatores que predispõem as mulheres ao câncer de mama são classificados entre os inevitáveis e os que podem ser evitados por meio da mudança ou incorporação de hábitos e comportamentos, possibilitando assim a intervenção direta dos programas de prevenção.

O número de óbitos por câncer de mama é alto ainda, em decorrência de vários fatores, sendo o principal deles o diagnóstico tardio por falta de acesso aos exames e informação. 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Tenda Árabe: Um Sabor da Tradição Oriental no Mercadão Municipal

No coração do Mercadão Municipal, em meio ao burburinho das compras e aromas irresistíveis, a Tenda Árabe convida você a embarcar em uma jornada gastronômica pelos sabores autênticos do Oriente Médio.

AGRISHOW: São muitas novidades a começar pelo acesso e Inteligencia Artificial

A feira ocorrerá no Km 321 da Rodovia Prefeito Antonio Duarte Nogueira, em Ribeirão Preto. Programe-se, lei as informações

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras
- PUBLICIDADE -