InícioSaúde“Mulheres de Peito” Oferece exames de mamografia na Esplanada do Theatro Pedro...

“Mulheres de Peito” Oferece exames de mamografia na Esplanada do Theatro Pedro IIUnidade móvel atenderá a população feminina da cidade, gratuitamente, de 21 de junho a 2 de julho

O equipamento que tem como foco rastrear ativamente o câncer de mama e incentivar a realização de exames preventivos

- continua após a publicidade -

O equipamento que tem como foco rastrear ativamente o câncer de mama e incentivar a realização de exames preventivos para detecção precoce da doença fica no local até o dia 2 de julho.

arquivo

“Cerca de 95% dos casos de câncer de mama diagnosticados no início têm chance de cura. Para aumentar a possibilidade de um diagnóstico precoce do câncer de mama, é necessário realizar o exame de mamografia”, explica a coordenadora de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal da Saúde, Janaína Boldrini França.

A unidade móvel do governo do Estado de São Paulo ficará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. A Secretaria Municipal da Saúde distribuirá cerca de 50 exames de mamografia por dia de forma gratuita. Aos sábados, serão 25 senhas.

As mulheres de 35 a 49 anos deverão apresentar RG, cartão do SUS e pedido médico, que poderá ser solicitado no local.

As mulheres com idade entre 50 e 69 anos, deverão apresentar RG e cartão do SUS, sem a necessidade de pedido médico.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Câncer de mama no Brasil e no mundo

A OMS – Organização Mundial de Saúde estima que no mundo ocorram cerca de 1.050.000 casos de câncer de mama por ano. É o tipo de câncer que mais incide sobre a população feminina. Nas mulheres, é a causa mais frequente de morte por câncer.

As causas do câncer de mama não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que a doença é multifatorial e depende de uma complexa combinação de fatores. A idade é o principal fator de risco, que aumenta a partir dos 35 anos em alguns grupos.

As mulheres que têm entre 50 e 70 anos são as mais propensas, por isso as políticas de rastreamento, baseadas nas recomendações da Organização Mundial de Saúde, são prioritariamente focadas nessa faixa etária.

Existe também a predisposição genética, que não é tão significativa, pois representa de 5% a 20% dos casos, mas serve como alerta.

Os fatores que predispõem as mulheres ao câncer de mama são classificados entre os inevitáveis e os que podem ser evitados por meio da mudança ou incorporação de hábitos e comportamentos, possibilitando assim a intervenção direta dos programas de prevenção.

O número de óbitos por câncer de mama é alto ainda, em decorrência de vários fatores, sendo o principal deles o diagnóstico tardio por falta de acesso aos exames e informação. 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

RibeirãoShopping realiza oficina solidária com a presença do Papai Noel para embrulhar os brinquedos que serão doados neste Natal

A atividade acontece nos dias 3, 10 e 17 de dezembro, às 9h, na Alameda Gourmet do empreendimento; inscrição gratuita pelo app Multi

🏃‍♀️💨 Iguatemi Ribeirão Preto Sedia Santander Track&Field Run Series: Corrida de Rua com Mais de 1,5 Mil Participantes! 🏃‍♂️

O Iguatemi Ribeirão Preto se prepara para receber o Santander Track&Field Run Series, o maior circuito de corrida de rua da América Latina, com expectativa de reunir mais de 1,5 mil participantes.

🏆✨ APP Ribeirão Anuncia a Premiação do FestGraf 2023: Celebração da Criatividade na Mídia Impressa ✨🏆

A APP Ribeirão se prepara para o aguardado evento de premiação do FestGraf 2023, marcado para a próxima terça-feira, 05/12, no auditório da FAAP, em Ribeirão Preto (SP), a partir das 19h.

🎁🤝 RibeirãoShopping e SantaÚrsula Transformam Compras em Solidariedade com o “Arrecadômetro de Natal” 🤝🎁

🛍️ Converta Suas Compras em Notas Fiscais em Doações para o Hospital do Amor de Barretos! Multiplique o Bem e Faça a Diferença Neste Natal! 🌟

Bomba: EMA agencia Europeia de saude nega indicaçao de picada para todos

Em 29 de novembro de 2023, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) emitiu uma nota informativa indicando que a vacina contra a COVID-19 da Pfizer-BioNTech só deve ser administrada a pessoas com mais de 60 anos e com prescrição médica.
- PUBLICIDADE -