InícioSaúde“Mulheres de Peito” Oferece exames de mamografia na Esplanada do Theatro Pedro...

“Mulheres de Peito” Oferece exames de mamografia na Esplanada do Theatro Pedro IIUnidade móvel atenderá a população feminina da cidade, gratuitamente, de 21 de junho a 2 de julho

O equipamento que tem como foco rastrear ativamente o câncer de mama e incentivar a realização de exames preventivos

- continua após a publicidade -

O equipamento que tem como foco rastrear ativamente o câncer de mama e incentivar a realização de exames preventivos para detecção precoce da doença fica no local até o dia 2 de julho.

arquivo

“Cerca de 95% dos casos de câncer de mama diagnosticados no início têm chance de cura. Para aumentar a possibilidade de um diagnóstico precoce do câncer de mama, é necessário realizar o exame de mamografia”, explica a coordenadora de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal da Saúde, Janaína Boldrini França.

A unidade móvel do governo do Estado de São Paulo ficará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. A Secretaria Municipal da Saúde distribuirá cerca de 50 exames de mamografia por dia de forma gratuita. Aos sábados, serão 25 senhas.

As mulheres de 35 a 49 anos deverão apresentar RG, cartão do SUS e pedido médico, que poderá ser solicitado no local.

As mulheres com idade entre 50 e 69 anos, deverão apresentar RG e cartão do SUS, sem a necessidade de pedido médico.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Câncer de mama no Brasil e no mundo

A OMS – Organização Mundial de Saúde estima que no mundo ocorram cerca de 1.050.000 casos de câncer de mama por ano. É o tipo de câncer que mais incide sobre a população feminina. Nas mulheres, é a causa mais frequente de morte por câncer.

As causas do câncer de mama não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que a doença é multifatorial e depende de uma complexa combinação de fatores. A idade é o principal fator de risco, que aumenta a partir dos 35 anos em alguns grupos.

As mulheres que têm entre 50 e 70 anos são as mais propensas, por isso as políticas de rastreamento, baseadas nas recomendações da Organização Mundial de Saúde, são prioritariamente focadas nessa faixa etária.

Existe também a predisposição genética, que não é tão significativa, pois representa de 5% a 20% dos casos, mas serve como alerta.

Os fatores que predispõem as mulheres ao câncer de mama são classificados entre os inevitáveis e os que podem ser evitados por meio da mudança ou incorporação de hábitos e comportamentos, possibilitando assim a intervenção direta dos programas de prevenção.

O número de óbitos por câncer de mama é alto ainda, em decorrência de vários fatores, sendo o principal deles o diagnóstico tardio por falta de acesso aos exames e informação. 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Confira a programação da feira do livro de Ribeirão Preto que começa na próxima sexta-feira (19)

A FIL é CONSIDERADA A 7ª MAIOR FEIRA LITERÁRIA DA AMÉRICA LATINA E A 2ª MAIOR DO BRASIL.

Feira do Livro: Começa montagem da estrutura da edição 2022 em Ribeirão Preto

Após dois anos de espera, a 21ª edição da Feira Internacional do Livro já está sendo montada na Praça XV de Novembro

Com dois a menos, Palmeiras se classifica na libertadores

10 SEMIS DE #LIBERTADORES NA HISTÓRIA! 10 CLASSIFICAÇÕES CONSECUTIVAS EM MATA-MATA NO TORNEIO! 10 PASSAGENS DE FASE EM #LIBERTADORES EM CASA!

Patriotas vão para Paulista: Ribeirão inicia preparativos para o desfile de 7 de Setembro

Em Ribeirão vários grupos se organizam para participar das manifestações em São Paulo, dia que esta sendo considerado o mais importante dos últimos 200 anos. Confira como participar.

WhatsApp lança novas ferramentas para garantir mais segurança e privacidade aos usuários

As funções do aplicativo de mensagens estão em fase de testes, mas devem chegar ao público em breve
- PUBLICIDADE -