A terapia do riso, prática que aumenta o bem-estar, autoestima, bom humor de pacientes de forma saudável, promovida pelos Doutores Palhaços Univerisos, irá se apresentar nesta quinta-feira, dia 15 de fevereiro, a partir das 20h, aos pacientes e acompanhantes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na avenida Treze de Maio.
A apresentação, que dura cerca de 40 minutos, conta com a participação de seis integrantes e tem como objetivo levar aos pacientes, alegria e descontração durante a espera de atendimento médico na recepção.
Serão feitas abordagens em forma de brincadeiras, livres, sem menção religiosa, mas sim com o intuito de transmitir alegria e levar esperança aos pacientes que estão no ambiente hospitalar, tornando a espera mais agradável e descontraída.
Serão feitas apresentações, brincadeiras, dinâmicas entre os doutores palhaços e contação de histórias.
Terapia do riso
A terapia do riso, por meio dos doutores palhaços, pode significar a forma mais eficaz para reduzir o estresse, capaz de tornar o ambiente hospitalar menos traumatizante, mais alegre. Auxilia, por exemplo, no processo de adaptação da criança e de adultos à hospitalização.
Ameniza sentimentos de temores, frustração, ansiedade e raiva, oriundos da doença e da internação.
Pesquisas apontam que a terapia do riso valoriza o processo de recuperação do paciente e o desenvolvimento infantil, pois abre espaço para a fantasia, riso e alegria e facilita a adaptação ao cotidiano hospitalar, agindo como uma extensão ao processo terapêutico resultando em um cuidado menos traumático.