Doria vem a Ribeirão e inicia testes clínicos da ButanVac em voluntários

O governador que quebrou o comercio e colocou a população na miséria participa, às 11 horas, no Hemocentro de Ribeirão Preto, nesta sexta-feira (9),

0
920

O governador que quebrou o comercio e colocou a população na miséria participa, às 11 horas, no Hemocentro de Ribeirão Preto, nesta sexta-feira (9)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, na última semana, o início dos testes. No total, 418 pessoas em Ribeirão Preto irão servir como cobaias nos testes do imunizante. No total, serão 5 mil voluntários, em três fases de testes, em todo o Estado.

Nesta sexta-feira, os pesquisadores farão a triagem de um grupo de voluntários no Hemocentro, centro de pesquisa vinculado ao hospital. O procedimento antecede a aplicação do imunizante ou das doses de placebo, que deve ocorrer somente nos próximos dias.

Testes

Além da etapa que será iniciada nesta sexta-feira, a vacina do Butantan passará ainda por outras duas fases. Ao longo do processo, será medida a eficácia do imunizante e também será feita a comparação entre o desempenho da nova vacina do Butantan contra a Covid-19 e outras vacinas que estão em uso.

Segundo Dimas Covas, responsável pelo Butantan, o imunizante deve custar menos que as outras vacinas e será produzido com a logística que a instituição já tem para a fabricação de imunizantes contra a gripe.

“É uma vacina já aperfeiçoada em vários sentidos, feita em uma base tecnológica disponível no Brasil, a mesma que usa a vacina da gripe, não só disponível como também com preço muito mais acessível e capacidade de produção muito grande”, afirma Dimas Covas.