Dia Nacional do Voluntariado. Homenagem justa a uma parcela da população que é criativa e decidida. Qualquer pessoa pode ser voluntária.
Todos podem participar e contribuir: o que cada um fez bem, pode fazer bem a alguém. O que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil.
As formas de ação voluntária são variadas. Durante muito tempo, no Brasil, o voluntariado se concentrou na área de saúde e no atendimento a pessoas carentes. Hoje em dia surgiram novas oportunidades nas áreas de educação, atividades esportivas e culturais, proteção do meio ambiente, luta contra a violência, etc.
Cada pessoa contribui na medida de suas possibilidades e com o tempo livre de que dispõe. Ao mobilizar energias, recursos e competências a favor de ações de interesse comum, o voluntariado combate a indiferença, a discriminação e a exclusão social, fortalece a solidariedade e a cidadania.
O Voluntariado não tem nada a ver com obrigação, com atividade maçante, monótona, triste, motivada por sentimento de culpa, visto ser uma experiência espontânea, alegre, prazerosa e gratificante. Cada voluntário doa sua energia e criatividade mas ganha, em troca, contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de vivenciar outras situações, de aprender coisas novas e de ter a satisfação de ser útil.
O trabalho voluntário tem sido muito importante para as organizações não governamentais (Terceiro Setor), que graças a esse tipo de iniciativa tem suprido o fraco investimento ou a falta dele pelas instituições do governo em educação, saúde, lazer e outras atividades.
Ao contrário do que pode parecer, o voluntariado é exercido de forma séria e, muitas vezes, necessita de especialização e profissionalismo, já que empresas de todo tipo, como hospitais, clínicas e escolas precisam de auxílio de profissionais formados em várias áreas.
Graças ao trabalho dos voluntários, instituições a exemplo do Cantinho do Céu – Hospital de Retaguarda – oferecem atendimento a pacientes com paralisia cerebral, com sequelas severas, múltiplas e irreversíveis, decorrentes principalmente de anóxia neonatal. Os pacientes têm alto grau de dependência (não andam, não falam, não comem sozinhos) e por isso a Instituição oferece assistência multidisciplinar 24hs por dia, todos os dias do ano que dependem totalmente da boa vontade de nossos profissionais e do carinho e apoio de nossos voluntários, que fazem toda diferença com seu AMOR.
[tie_slideshow]
[tie_slide]
[/tie_slide]
[/tie_slideshow]
Nós agradecemos todos os dias o apoio e carinho de nossas(os) amigas(os) Voluntarias(os).
Quer participar? Junte-se a nós (16) 3622 0853