Início Saúde Dia Nacional do Voluntariado é comemorado no dia 28 de agosto

Dia Nacional do Voluntariado é comemorado no dia 28 de agosto

- continua após a publicidade -

Dia Nacional do Voluntariado. Homenagem justa a uma parcela da população que é criativa e decidida. Qualquer pessoa pode ser voluntária.

Todos podem participar e contribuir: o que cada um fez bem, pode fazer bem a alguém. O que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil.
As formas de ação voluntária são variadas. Durante muito tempo, no Brasil, o voluntariado se concentrou na área de saúde e no atendimento a pessoas carentes. Hoje em dia surgiram novas oportunidades nas áreas de educação, atividades esportivas e culturais, proteção do meio ambiente, luta contra a violência, etc.
Cada pessoa contribui na medida de suas possibilidades e com o tempo livre de que dispõe. Ao mobilizar energias, recursos e competências a favor de ações de interesse comum, o voluntariado combate a indiferença, a discriminação e a exclusão social, fortalece a solidariedade e a cidadania.

O Voluntariado não tem nada a ver com obrigação, com atividade maçante, monótona, triste, motivada por sentimento de culpa, visto ser uma experiência espontânea, alegre, prazerosa e gratificante. Cada voluntário doa sua energia e criatividade mas ganha, em troca, contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de vivenciar outras situações, de aprender coisas novas e de ter a satisfação de ser útil.
O trabalho voluntário tem sido muito importante para as organizações não governamentais (Terceiro Setor), que graças a esse tipo de iniciativa tem suprido o fraco investimento ou a falta dele pelas instituições do governo em educação, saúde, lazer e outras atividades.
Ao contrário do que pode parecer, o voluntariado é exercido de forma séria e, muitas vezes, necessita de especialização e profissionalismo, já que empresas de todo tipo, como hospitais, clínicas e escolas precisam de auxílio de profissionais formados em várias áreas.

Graças ao trabalho dos voluntários, instituições a exemplo do Cantinho do Céu – Hospital de Retaguarda – oferecem atendimento a pacientes com paralisia cerebral, com sequelas severas, múltiplas e irreversíveis, decorrentes principalmente de anóxia neonatal. Os pacientes têm alto grau de dependência (não andam, não falam, não comem sozinhos) e por isso a Instituição oferece assistência multidisciplinar 24hs por dia, todos os dias do ano que dependem totalmente da boa vontade de nossos profissionais e do carinho e apoio de nossos voluntários, que fazem toda diferença com seu AMOR.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

[tie_slideshow]

[tie_slide] [/tie_slide]

[tie_slide]

Foto : Divulgação

[/tie_slide]

[tie_slide] [/tie_slide]

[tie_slide] [/tie_slide]

[tie_slide] [/tie_slide]

[tie_slide] [/tie_slide]

[/tie_slideshow]

Nós agradecemos todos os dias o apoio e carinho de nossas(os) amigas(os) Voluntarias(os).

Quer participar? Junte-se a nós (16) 3622 0853

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Amigos do prefeito: Vereadores que não foram reeleitos conseguem cargos na administração

Como diz o ditado. " quem tem padrinho não morre pagão". Vereadores amigos de Nogueira conseguem uma boquinha

Após Faustão, William Bonner pede para sair

Sem dinheiro publico, a Globo não sabe o que fazer para manter seu elenco, e pelo visto vai faltar alguém para apagar a luz

Ultimo dia para inscrições em oficinas de Qualificação gratuitas

As oficinas, com início previsto para 1º de fevereiro, acontecem na Avenida Dom Pedro I

Ribeirão Preto vacinou apenas 4,4 mil servidores da saúde

Neste ritmo para que apenas funcionários da saúde recebam a primeira dose será necessário 45 dias. Cidade possui 32 mil profissionais da saúde

COMUNICADO: Museu Casa de Portinari

Seguindo as recomendações do Plano São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, o Museu Casa de Portinari instituição da Secretaria de Cultura...
- PUBLICIDADE -