InícioSaúdeDia Nacional do Voluntariado é comemorado no dia 28 de agosto

Dia Nacional do Voluntariado é comemorado no dia 28 de agosto

- continua após a publicidade -

Dia Nacional do Voluntariado. Homenagem justa a uma parcela da população que é criativa e decidida. Qualquer pessoa pode ser voluntária.

Todos podem participar e contribuir: o que cada um fez bem, pode fazer bem a alguém. O que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil.
As formas de ação voluntária são variadas. Durante muito tempo, no Brasil, o voluntariado se concentrou na área de saúde e no atendimento a pessoas carentes. Hoje em dia surgiram novas oportunidades nas áreas de educação, atividades esportivas e culturais, proteção do meio ambiente, luta contra a violência, etc.
Cada pessoa contribui na medida de suas possibilidades e com o tempo livre de que dispõe. Ao mobilizar energias, recursos e competências a favor de ações de interesse comum, o voluntariado combate a indiferença, a discriminação e a exclusão social, fortalece a solidariedade e a cidadania.

O Voluntariado não tem nada a ver com obrigação, com atividade maçante, monótona, triste, motivada por sentimento de culpa, visto ser uma experiência espontânea, alegre, prazerosa e gratificante. Cada voluntário doa sua energia e criatividade mas ganha, em troca, contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de vivenciar outras situações, de aprender coisas novas e de ter a satisfação de ser útil.
O trabalho voluntário tem sido muito importante para as organizações não governamentais (Terceiro Setor), que graças a esse tipo de iniciativa tem suprido o fraco investimento ou a falta dele pelas instituições do governo em educação, saúde, lazer e outras atividades.
Ao contrário do que pode parecer, o voluntariado é exercido de forma séria e, muitas vezes, necessita de especialização e profissionalismo, já que empresas de todo tipo, como hospitais, clínicas e escolas precisam de auxílio de profissionais formados em várias áreas.

Graças ao trabalho dos voluntários, instituições a exemplo do Cantinho do Céu – Hospital de Retaguarda – oferecem atendimento a pacientes com paralisia cerebral, com sequelas severas, múltiplas e irreversíveis, decorrentes principalmente de anóxia neonatal. Os pacientes têm alto grau de dependência (não andam, não falam, não comem sozinhos) e por isso a Instituição oferece assistência multidisciplinar 24hs por dia, todos os dias do ano que dependem totalmente da boa vontade de nossos profissionais e do carinho e apoio de nossos voluntários, que fazem toda diferença com seu AMOR.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

[tie_slideshow]

[tie_slide] [/tie_slide]

[tie_slide]

Foto : Divulgação

[/tie_slide]

[tie_slide] [/tie_slide]

[tie_slide] [/tie_slide]

[tie_slide] [/tie_slide]

[tie_slide] [/tie_slide]

[/tie_slideshow]

Nós agradecemos todos os dias o apoio e carinho de nossas(os) amigas(os) Voluntarias(os).

Quer participar? Junte-se a nós (16) 3622 0853

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎉🚗 Rede de Postos de Combustíveis de Ribeirão Preto Celebra 33 Anos e Planeja Expansão pela Região 🚗🎉

Neste mês de abril, a Rede Sewal, fundada em Ribeirão Preto, comemora 33 anos de história e anuncia um ambicioso projeto de expansão, visando alcançar a marca de 50 unidades até o final de 2024 @redesewal

🎬🧩 Iguatemi Ribeirão Preto promove ações em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA) 🧩🎬

Em celebração ao Blue Day, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Iguatemi Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a inclusão e promove iniciativas em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Bloqueio de WhatsApp e Telegram

O Supremo Tribunal Federal do Brasil, liderado pelo juiz Alexandre de Moraes, está atualmente avaliando um caso que poderia resultar na suspensão de aplicativos de mensagens populares, incluindo WhatsApp e Telegram, no país.

🏎️🔥 Treino de Classificação do GP da China de F1 2024: Horários e Onde Assistir 🔥🏎️

Após uma ausência de cinco anos, o Circuito de Xangai recebe neste fim de semana o tão aguardado Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Confira abaixo os horários e onde assistir a essa emocionante etapa!

🌟 Oração para Santo Expedito: como rezar para o santo das causas urgentes 🌟

Expedito era conhecido por ser muito disciplinado e tinha a sua vida rodeada de luxúrias e prazeres como todos os romanos de altos cargos daquele período.
- PUBLICIDADE -