InícioSaúdeDia Nacional do Voluntariado é comemorado no dia 28 de agosto

Dia Nacional do Voluntariado é comemorado no dia 28 de agosto

- continua após a publicidade -

Dia Nacional do Voluntariado. Homenagem justa a uma parcela da população que é criativa e decidida. Qualquer pessoa pode ser voluntária.

Todos podem participar e contribuir: o que cada um fez bem, pode fazer bem a alguém. O que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil.
As formas de ação voluntária são variadas. Durante muito tempo, no Brasil, o voluntariado se concentrou na área de saúde e no atendimento a pessoas carentes. Hoje em dia surgiram novas oportunidades nas áreas de educação, atividades esportivas e culturais, proteção do meio ambiente, luta contra a violência, etc.
Cada pessoa contribui na medida de suas possibilidades e com o tempo livre de que dispõe. Ao mobilizar energias, recursos e competências a favor de ações de interesse comum, o voluntariado combate a indiferença, a discriminação e a exclusão social, fortalece a solidariedade e a cidadania.

O Voluntariado não tem nada a ver com obrigação, com atividade maçante, monótona, triste, motivada por sentimento de culpa, visto ser uma experiência espontânea, alegre, prazerosa e gratificante. Cada voluntário doa sua energia e criatividade mas ganha, em troca, contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de vivenciar outras situações, de aprender coisas novas e de ter a satisfação de ser útil.
O trabalho voluntário tem sido muito importante para as organizações não governamentais (Terceiro Setor), que graças a esse tipo de iniciativa tem suprido o fraco investimento ou a falta dele pelas instituições do governo em educação, saúde, lazer e outras atividades.
Ao contrário do que pode parecer, o voluntariado é exercido de forma séria e, muitas vezes, necessita de especialização e profissionalismo, já que empresas de todo tipo, como hospitais, clínicas e escolas precisam de auxílio de profissionais formados em várias áreas.

Graças ao trabalho dos voluntários, instituições a exemplo do Cantinho do Céu – Hospital de Retaguarda – oferecem atendimento a pacientes com paralisia cerebral, com sequelas severas, múltiplas e irreversíveis, decorrentes principalmente de anóxia neonatal. Os pacientes têm alto grau de dependência (não andam, não falam, não comem sozinhos) e por isso a Instituição oferece assistência multidisciplinar 24hs por dia, todos os dias do ano que dependem totalmente da boa vontade de nossos profissionais e do carinho e apoio de nossos voluntários, que fazem toda diferença com seu AMOR.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

[tie_slideshow]

[tie_slide] [/tie_slide]

[tie_slide]

Foto : Divulgação

[/tie_slide]

[tie_slide] [/tie_slide]

[tie_slide] [/tie_slide]

[tie_slide] [/tie_slide]

[tie_slide] [/tie_slide]

[/tie_slideshow]

Nós agradecemos todos os dias o apoio e carinho de nossas(os) amigas(os) Voluntarias(os).

Quer participar? Junte-se a nós (16) 3622 0853

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Camping e Restaurante Vale dos Sonhos

Uma opção para passar os feriados ou então dar aquela fugidinha de final de semana, a uma hora de Ribeirão Preto, o local oferece diversão e descanso para toda família

Agendamento: 1ª DOSE em crianças de 9 a 11 anos aberto nesta segunda-feira (24)

Serão disponibilizadas seis mil vagas e vacinação acontecerá na terça-feira, dia 25 de janeiro

Oportunidades: Comece a semana buscando seus objetivos

Há oportunidades para diversas áreas em Ribeirão Preto, Sertãozinho, Serrana. Veja como se candidatar e boa sorte. Compartilhe com amigos que estão precisando.

Colégio Metodista suspende atividades em Ribeirão Preto

Instituição contava com 122 anos de atuação na cidade encerra atividades por conta da situação financeira da instituição de ensino. A economia vemos depois.

O fundo do posso sem fundo: Fiocruz indica atenção com dengue

Períodos chuvosos atrelados ao calor são favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, que é também transmissor do vírus da zika e chikungunya.
- PUBLICIDADE -