Coronavírus: Saúde cria Comitê de Comunicação para enfrentamento da doença em Ribeirão Preto

Decisão foi tomada em reunião com dirigentes de saúde da cidade para combater informações falsas e acolhimento de pacientes

0
934
foto internet

Durante reunião na manhã desta segunda-feira, 16, com dirigentes, gestores e especialistas em saúde de hospitais públicos e privados e de pronto atendimento de Ribeirão Preto, a Secretaria Municipal da Saúde instituiu o Comitê de Comunicação de Enfrentamento ao novo Coronavírus.

O comitê será composto por especialistas, entre eles infectologistas, que definirão, em tempo hábil, a melhor forma de divulgação, esclarecimentos e orientações sobre a doença à população, que serão divulgadas em breve. O comitê foi criado também para combater notícias falsas (fake news) que estão sendo veiculadas, principalmente nas redes sociais.

Além da criação do comitê, o encontro discutiu plano de ação, estratégias, ações preventivas e fluxo de atendimento e acolhimento de pacientes com suspeita da doença na cidade, dentro do contexto de enfrentamento ao novo coronavírus na cidade e levam em consideração a declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) de Pandemia.
Outra determinação; a partir desta segunda-feira, (16), a Secretaria da Saúde irá emitir um boletim com todas as informações sobre a situação do coronavírus em Ribeirão Preto.

O boletim será divulgado no fim da tarde, pois essas informações podem mudar rapidamente. Se, porventura, sair algum resultado antes, a pasta passará a informação imediatamente para todos, mesmo fora do horário previsto, para não gerar expectativas negativas.

Dados atualizados no domingo (15), apontam que não há nenhum caso confirmado na cidade. Até o momento, foram 32 casos notificados, 13 descartados e 19 aguardam os exames que estão sendo realizados pelo Instituto Adolfo Lutz.

O Departamento de Vigilância em Saúde acompanha diariamente os casos notificados, por meio de contato telefônico para monitorar o estado clínico dos pacientes e, se for o caso, realizar o atendimento domiciliar.
 

Tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus

foto arquivo