CORONAVAC: Pessoas com Deficiência são excluídas para 1º dose de vacina contra covid 19 em SP

Ainda sem aprovação da ANVISA, a vacinação deve começar no dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo.

0
959
CoronaVac - Sincovac - Vacina do Dória
CoronaVac, a vacina chinesa do João Dória.

Segundo cronograma divulgado nesta segunda pelo governador João Dória,  profissionais de saúde, quilombolas e indígenas serão os primeiros a receber a vacina, que foi desenvolvida por laboratório chinês em parceria com o Butantan e está na terceira fase de teste.

A vacinação deve começar no dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo. 

João Dória - Vacina Corona Vírus
João Dória apresenta a CoronaVac / Foto: Divulgação

“Novamente as pessoas com deficiência são esquecidas pelo Governo do Estado de São Paulo em seu plano de vacinação e prioritários – COVID. Não inserir as pessoas com deficiência como prioritárias é ferir a Lei Brasileira de Inclusão – 13.146/2015 e a Convenção Internacional  dos Direitos das Pessoas com Deficiência ratificada como norma constitucional. Infelizmente as pessoas com deficiência são, aos olhos do Estado, como humanos invisíveis”, afirma o professor pós doutor Marcelo Válio, especialista no direito de pessoas vulneráveis. Ele está à disposição para entrevistas sobre o tema. 

Sobre o professor pós doutor Marcelo Válio: graduado em 2001 PUC/SP, Marcelo Válio é especialista em direito constitucional pela ESDC, especialista em direito público pela EPD/SP, mestre em direito do trabalho pela PUC/SP, doutor em filosofia do direito pela UBA (Argentina), doutor em direito pela FADISP, pós doutor em direito pelo Universidade de Messina (Itália) e pós doutorando em direito pela Universidade de Salamanca (Espanha), e é referência nacional na área do direito dos vulneráveis (pessoas com deficiência, autistas, síndrome de down, doenças raras, burnout, idosos e doentes).