A Coordenadoria de Bem-Estar Animal, órgão vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, está com inscrições abertas para castração de cães e gatos. O serviço é gratuito e destinado apenas às pessoas de baixa renda e a custo zero. As inscrições começam na segunda-feira, dia 21 de maio, no período das 8h às 10h e das 13h às 17h. Os interessados deverão comparecer à avenida Eduardo Andréa Matarazzo (Via Norte), nº 4255. O telefone para contato é o 3628-2778.
Segundo Carol Vilela, coordenadora da CBEA, as pessoas devem apresentar o cartão bolsa família, RG e CPF e o comprovante de endereço. “Não adianta levar o comprovante de endereço se não constar o nome do portador do benefício do bolsa família”, explica.
“A Campanha terá início com o pré-cadastro a partir da semana que vem para este público específico de baixa renda, sendo disponibilizadas inicialmente 200 castrações para cães e gatos. Mas a intenção é ofertar o serviço conforme concluirmos este primeiro lote”, ressalta Carol.
Após a realização do pré-cadastro, serão realizadas as cirurgias que serão agendadas ainda na semana que vem.
“Aqueles que tiverem o cadastro aprovado receberão um telefonema para levar o animal à Coordenadoria de Bem-Estar Animal em dia e horário agendados. É preciso que o animal esteja em jejum para que ocorra a castração”, orienta.
A partir de agora com esse programa, as castrações serão permanentes. “Este ano começaremos com essas primeiras duzentas e depois serão abertas novas inscrições”, complementa.
A campanha de vacinação, por exemplo, é um bom indicador sobre o número de cães e gatos de Ribeirão Preto.
De acordo com a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, responsável pela campanha Municipal de Vacinação Antirrábica, em 2017, foram vacinados 49.119 cães e 7.883 gatos.
Castração a custo zero
A castração a custo zero é possível graças ao Decreto nº 118, de 10 de 10 de abril de 2018, de autoria do Executivo Municipal. Os programas visam ao controle da população canina e felina, a manutenção de boas condições de saúde, bem-estar animal e a prevenção de zoonoses através da castração de cães e gatos e ações educativas sobre propriedade e posse responsáveis.
A esterilização da população canina e felina será realizada considerando o estudo das localidades ou regiões que apontem para a necessidade de atendimento prioritário ou emergencial, em face da superpopulação, ou quadro epidemiológico.
O quantitativo de animais a serem esterilizados, por localidade, necessário à redução da taxa populacional em níveis satisfatórios, inclusive os não domiciliados.
E o tratamento prioritário aos animais pertencentes ou localizados nas comunidades de baixa renda