Início Saúde CBEA abre inscrições para castração gratuita de animais

CBEA abre inscrições para castração gratuita de animais

- continua após a publicidade -

A Coordenadoria de Bem-Estar Animal, órgão vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, está com inscrições abertas para castração de cães e gatos. O serviço é gratuito e destinado apenas às pessoas de baixa renda e a custo zero. As inscrições começam na segunda-feira, dia 21 de maio, no período das 8h às 10h e das 13h às 17h. Os interessados deverão comparecer à avenida Eduardo Andréa Matarazzo (Via Norte), nº 4255. O telefone para contato é o 3628-2778.

Segundo Carol Vilela, coordenadora da CBEA, as pessoas devem apresentar o cartão bolsa família, RG e CPF e o comprovante de endereço. “Não adianta levar o comprovante de endereço se não constar o nome do portador do benefício do bolsa família”, explica.

“A Campanha terá início com o pré-cadastro a partir da semana que vem para este público específico de baixa renda, sendo disponibilizadas inicialmente 200 castrações para cães e gatos. Mas a intenção é ofertar o serviço conforme concluirmos este primeiro lote”, ressalta Carol.

Após a realização do pré-cadastro, serão realizadas as cirurgias que serão agendadas ainda na semana que vem.

“Aqueles que tiverem o cadastro aprovado receberão um telefonema para levar o animal à Coordenadoria de Bem-Estar Animal em dia e horário agendados. É preciso que o animal esteja em jejum para que ocorra a castração”, orienta.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A partir de agora com esse programa, as castrações serão permanentes. “Este ano começaremos com essas primeiras duzentas e depois serão abertas novas inscrições”, complementa.

A campanha de vacinação, por exemplo, é um bom indicador sobre o número de cães e gatos de Ribeirão Preto.

De acordo com a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, responsável pela campanha Municipal de Vacinação Antirrábica, em 2017, foram vacinados 49.119 cães e 7.883 gatos.

Castração a custo zero

A castração a custo zero é possível graças ao Decreto nº 118, de 10 de 10 de abril de 2018, de autoria do Executivo Municipal.  Os programas visam ao controle da população canina e felina, a manutenção de boas condições de saúde, bem-estar animal e a prevenção de zoonoses através da castração de cães e gatos e ações educativas sobre propriedade e posse responsáveis.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A esterilização da população canina e felina será realizada considerando o estudo das localidades ou regiões que apontem para a necessidade de atendimento prioritário ou emergencial, em face da superpopulação, ou quadro epidemiológico.

O quantitativo de animais a serem esterilizados, por localidade, necessário à redução da taxa populacional em níveis satisfatórios, inclusive os não domiciliados.

E o tratamento prioritário aos animais pertencentes ou localizados nas comunidades de baixa renda

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Novembro Azul alerta para diagnóstico e tratamento do câncer durante a pandemia

Ações on-line vão chamar a atenção dos homens para a saúde, já que 50 mil brasileiros deixaram de receber o diagnóstico de câncer na pandemia

Caso Marcius Melhem: De humorista sem graça a assédiador sexual

Estranho é ver os lacradores, que falam em respeito, mas não conseguem o mínimo do que vomitam pelos quatro cantos

Semana ‘Lixo Zero’ em Ribeirão Preto acontece até o dia 1º de novembro

Evento nacional traz atrações gratuitas e inteiramente virtuais

240 mil vagas em cursos gratuitos no primeiro Mutirão de Qualificação profissional de São Paulo

São mais de 30 opções de cursos em áreas como varejo, gestão, tecnologia e economia criativa; oportunidades são voltadas para a qualificação profissional para o mercado de trabalho, a jovens e a quem quer empreender

A magia está no ar! Halloween com Lua Cheia

A segunda Lua Cheia que acontece no Dia das Bruxas será no signo de Touro onde o planeta Urano também se encontra e como é um planeta revolucionário e ligado a inovação social e tecnologia