InícioSaúdeCBEA abre inscrições para castração gratuita de animais

CBEA abre inscrições para castração gratuita de animais

- continua após a publicidade -

A Coordenadoria de Bem-Estar Animal, órgão vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, está com inscrições abertas para castração de cães e gatos. O serviço é gratuito e destinado apenas às pessoas de baixa renda e a custo zero. As inscrições começam na segunda-feira, dia 21 de maio, no período das 8h às 10h e das 13h às 17h. Os interessados deverão comparecer à avenida Eduardo Andréa Matarazzo (Via Norte), nº 4255. O telefone para contato é o 3628-2778.

Segundo Carol Vilela, coordenadora da CBEA, as pessoas devem apresentar o cartão bolsa família, RG e CPF e o comprovante de endereço. “Não adianta levar o comprovante de endereço se não constar o nome do portador do benefício do bolsa família”, explica.

“A Campanha terá início com o pré-cadastro a partir da semana que vem para este público específico de baixa renda, sendo disponibilizadas inicialmente 200 castrações para cães e gatos. Mas a intenção é ofertar o serviço conforme concluirmos este primeiro lote”, ressalta Carol.

Após a realização do pré-cadastro, serão realizadas as cirurgias que serão agendadas ainda na semana que vem.

“Aqueles que tiverem o cadastro aprovado receberão um telefonema para levar o animal à Coordenadoria de Bem-Estar Animal em dia e horário agendados. É preciso que o animal esteja em jejum para que ocorra a castração”, orienta.

A partir de agora com esse programa, as castrações serão permanentes. “Este ano começaremos com essas primeiras duzentas e depois serão abertas novas inscrições”, complementa.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A campanha de vacinação, por exemplo, é um bom indicador sobre o número de cães e gatos de Ribeirão Preto.

De acordo com a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, responsável pela campanha Municipal de Vacinação Antirrábica, em 2017, foram vacinados 49.119 cães e 7.883 gatos.

Castração a custo zero

A castração a custo zero é possível graças ao Decreto nº 118, de 10 de 10 de abril de 2018, de autoria do Executivo Municipal.  Os programas visam ao controle da população canina e felina, a manutenção de boas condições de saúde, bem-estar animal e a prevenção de zoonoses através da castração de cães e gatos e ações educativas sobre propriedade e posse responsáveis.

A esterilização da população canina e felina será realizada considerando o estudo das localidades ou regiões que apontem para a necessidade de atendimento prioritário ou emergencial, em face da superpopulação, ou quadro epidemiológico.

O quantitativo de animais a serem esterilizados, por localidade, necessário à redução da taxa populacional em níveis satisfatórios, inclusive os não domiciliados.

E o tratamento prioritário aos animais pertencentes ou localizados nas comunidades de baixa renda

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cerca de 40 mil pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19

Dados são Vigilância Epidemiológica, que conclama a população a procurar os postos de vacinação e manter o controle da doença

“Concertos Internacionais” apresenta homenagem a Astor Piazzolla

Concerto será transmitido no dia 23 de outubro, às 19h, como parte das comemorações de 91 anos do Theatro Pedro II

Nogueira quer que você receba agua do Rio Pardo nas torneiras

Hoje a agua do DAERP é do aquífero guarani, uma agua mineral será substituída por aguas do Rio Pardo. Você aprova esta mudança?

Atenção: Alerta para tentativa de golpe contra aposentados

Instituto de Previdência orienta beneficiários a não informar dados pessoais ou bancários

Ditador Moraes manda prender e extraditar Allan dos Santos

Se não estamos vivendo em uma ditadura do judiciário, o que se compara com atitudes destes loucos? Maduro, Chaves, Alexandre de Moraes...
- PUBLICIDADE -