InícioSaúdeCBEA abre inscrições para castração gratuita de animais

CBEA abre inscrições para castração gratuita de animais

- continua após a publicidade -

A Coordenadoria de Bem-Estar Animal, órgão vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, está com inscrições abertas para castração de cães e gatos. O serviço é gratuito e destinado apenas às pessoas de baixa renda e a custo zero. As inscrições começam na segunda-feira, dia 21 de maio, no período das 8h às 10h e das 13h às 17h. Os interessados deverão comparecer à avenida Eduardo Andréa Matarazzo (Via Norte), nº 4255. O telefone para contato é o 3628-2778.

Segundo Carol Vilela, coordenadora da CBEA, as pessoas devem apresentar o cartão bolsa família, RG e CPF e o comprovante de endereço. “Não adianta levar o comprovante de endereço se não constar o nome do portador do benefício do bolsa família”, explica.

“A Campanha terá início com o pré-cadastro a partir da semana que vem para este público específico de baixa renda, sendo disponibilizadas inicialmente 200 castrações para cães e gatos. Mas a intenção é ofertar o serviço conforme concluirmos este primeiro lote”, ressalta Carol.

Após a realização do pré-cadastro, serão realizadas as cirurgias que serão agendadas ainda na semana que vem.

“Aqueles que tiverem o cadastro aprovado receberão um telefonema para levar o animal à Coordenadoria de Bem-Estar Animal em dia e horário agendados. É preciso que o animal esteja em jejum para que ocorra a castração”, orienta.

A partir de agora com esse programa, as castrações serão permanentes. “Este ano começaremos com essas primeiras duzentas e depois serão abertas novas inscrições”, complementa.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A campanha de vacinação, por exemplo, é um bom indicador sobre o número de cães e gatos de Ribeirão Preto.

De acordo com a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, responsável pela campanha Municipal de Vacinação Antirrábica, em 2017, foram vacinados 49.119 cães e 7.883 gatos.

Castração a custo zero

A castração a custo zero é possível graças ao Decreto nº 118, de 10 de 10 de abril de 2018, de autoria do Executivo Municipal.  Os programas visam ao controle da população canina e felina, a manutenção de boas condições de saúde, bem-estar animal e a prevenção de zoonoses através da castração de cães e gatos e ações educativas sobre propriedade e posse responsáveis.

A esterilização da população canina e felina será realizada considerando o estudo das localidades ou regiões que apontem para a necessidade de atendimento prioritário ou emergencial, em face da superpopulação, ou quadro epidemiológico.

O quantitativo de animais a serem esterilizados, por localidade, necessário à redução da taxa populacional em níveis satisfatórios, inclusive os não domiciliados.

E o tratamento prioritário aos animais pertencentes ou localizados nas comunidades de baixa renda

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Ser Gentil no Dia a Dia Favorece a Saúde Mental

Um abraço caloroso, um sorriso sincero ou um simples "bom dia" têm o poder de transformar o dia de alguém.

Agrishow vem com tecnologia e novos equipamentos

As mais novas tecnologias serão apresentadas na Agrishow 2024, progame-se

Motorola Edge 50 Pro é Lançado no Brasil com Oferta Especial para o Dia das Mães

O Motorola Edge 50 Pro, conhecido pelo design premium, funcionalidades de primeira linha e recursos avançados de IA, já está disponível para compra no Brasil na Loja Online da Motorola

Agrishow 2024: Informações sobre Mudanças no Anel Viário

Durante a 29ª edição da Agrishow, que acontece entre 29 de abril e 3 de maio, o trânsito no Anel Viário de Ribeirão Preto sofrerá alterações significativas devido ao aumento do fluxo de veículos.

🎁 Sorteio de Carro e Mais para o Dia das Mães no RibeirãoShopping!🚗

De 25 de abril a 12 de maio de 2024, ao gastar R$ 500,00 no shopping, você pode ganhar uma bolsa exclusiva da Le Lis, participar do sorteio de um Jeep Commander Limited T270 zero quilômetro
- PUBLICIDADE -