Casos de dengue e zika vírus continuam em queda

0
1133
foto arquivo

No mês de abril, o município de Ribeirão Preto registrou 3.440 casos de dengue.
O número é 42% inferior ao registrado no mês de março, que foi de 8.109 pessoas contaminadas pelo vírus do Aedes aegypti. Esse resultado aponta a tendência que queda que vem sendo registrada nas unidades de saúde.
Desde o início do ano foram registrados 33.564 casos de dengue de um total de 54.379 suspeitos.

No ano de 2016 foram registradas quatro mortes por dengue.
A mesma tendência de queda nas notificações foram constatadas em relação aos casos de zika vírus.
Em abril foram 728 casos contra 1.800 registrados em março, uma queda de 40%. Ao todo são 5.060 casos suspeitos da doença desde o início do ano.
O Boletim aponta ainda que a notificação de 100 casos de gestantes que apresentaram exantemas (manchas avermelhadas pelo corpo) contra os 233 registrados em março. Do total, 21 foram confirmados para zika vírus e cinco foram descartados.
Este ano não foi notificado nenhum caso de microcefalia relacionado à infecção por zika vírus.
Em relação à febre chickungunya, a queda de casos suspeitos foi de 30%. Foram cinco casos em abril, contra 15 em março. Apenas um foi positivo.
Gripe – Ainda no mês de abril foram notificados 151 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), sendo dois confirmados para Influenza A e quatro para outro agente não especificado. Continuam em investigação 145 casos. A gripe ocasionou a morte de uma pessoa no mês de abril.

Ludson Aiello