Início Região Sertãozinho Sertãozinho: Junho Violeta o combate à discriminação e violência contra idosos

Sertãozinho: Junho Violeta o combate à discriminação e violência contra idosos

É um mês de conscientização sobre a importância dos idosos, que costumam ser excluídos de atividades na sociedade devido ao envelhecimento.

- continua após a publicidade -

O Junho Violeta é dedicado à conscientização e enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. É um mês de conscientização sobre a importância dos idosos, que costumam ser excluídos de atividades na sociedade devido ao envelhecimento. Os idosos são parte da sociedade e devem ser integrados e respeitados como quaisquer outros cidadãos.

arquivo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a violência contra a pessoa idosa se define como qualquer ato que cause danos ou incômodo ao idoso. As principais são:

• Violência física: é o uso da força física para compelir os idosos a fazerem o que não desejam, feri-los, provocar dor, incapacidade ou morte.

• Violência psicológica: corresponde a agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar do convívio social.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

• Violência sexual: refere-se ao ato ou jogo sexual de caráter homo ou hetero-relacional, utilizando pessoas idosas. Esses abusos visam a obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.

• Abandono: é uma forma de violência que se manifesta pela ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteção e assistência.

• Negligência: refere-se a recusa ou omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos por parte dos responsáveis familiares ou institucionais. A negligência é uma das formas de violência mais presentes no país. Ela se manifesta, frequentemente, junto a outros abusos que geram lesões e traumas físicos, emocionais e sociais, em especial contra aquelas pessoas que se encontram em situação de múltipla dependência ou incapacidade.

• Violência financeira ou econômica: consiste na exploração imprópria ou ilegal ou ao uso não consentido pela pessoa idosa de seus recursos financeiros e patrimoniais.

• Autonegligência: diz respeito à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si mesma.

• Violência medicamentosa: é quando familiares, cuidadores ou profissionais, administram os medicamentos prescritos de forma indevida, aumentando, diminuindo ou excluindo os medicamentos.

• Violência emocional e social: refere-se à agressão verbal crônica, incluindo palavras depreciativas que possam desrespeitar a identidade, dignidade e autoestima. Caracteriza-se pela falta de respeito, negação do acesso a amizades, desatenção a necessidades sociais e de saúde.

O CREAS de Sertãozinho é um órgão que oferece atendimento a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social. O trabalho ocorre quando já houve a violação dos direitos. O idoso ou a família pode acessar o serviço, seja de forma espontânea ou através de encaminhamento realizado pela rede pública. Será feito todo o acolhimento do idoso e da família, visitas domiciliares, e articulações com a rede de serviço.

Se perceber qualquer tipo de violência ou maus-tratos contra pessoas idosas, denuncie! As denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais:

 – DISQUE 100 (Direitos Humanos);

–  Conselho do Idoso

Telefone: 3945-3610

E-mail: conselhoidoso.sert@gmail.com;

– CREAS

Telefones: 3945-6493 e 3491-3740.

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Educação cadastra alunos que desejam receber internet gratuita

Chip com pacote de dados móveis é exclusivo para uso educacional; solicitação deve ser feita no Portal da Educação ou pessoalmente nas escolas

Ribeirão Preto: Novo horário de funcionamento de comércio e serviços

O toque de recolher continua valendo e nós fazemos que cumprimos e eles fazem que fiscalizam

Museu Casa da Memória Italiana e Museu da Cana realizam atividades em parceria

Instituições compartilham atividades culturais, virtuais e gratuitas

Missão Boa Notícia promove Grande Conferência Bíblica on-line

Transmitido no ano de 2020 por 655 emissoras ao redor do mundo, a Conferência é realizada para que os cristãos desenvolvam a convicção na salvação e vida de fé.

Nesta Sexta e Sábado comercio funciona das 10h as 22h

Descobriram finalmente que maior horário menor aglomeração.
- PUBLICIDADE -