InícioRegiãoSertãozinhoSertãozinho: Junho Violeta o combate à discriminação e violência contra idosos

Sertãozinho: Junho Violeta o combate à discriminação e violência contra idosos

É um mês de conscientização sobre a importância dos idosos, que costumam ser excluídos de atividades na sociedade devido ao envelhecimento.

- continua após a publicidade -

O Junho Violeta é dedicado à conscientização e enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. É um mês de conscientização sobre a importância dos idosos, que costumam ser excluídos de atividades na sociedade devido ao envelhecimento. Os idosos são parte da sociedade e devem ser integrados e respeitados como quaisquer outros cidadãos.

arquivo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a violência contra a pessoa idosa se define como qualquer ato que cause danos ou incômodo ao idoso. As principais são:

• Violência física: é o uso da força física para compelir os idosos a fazerem o que não desejam, feri-los, provocar dor, incapacidade ou morte.

• Violência psicológica: corresponde a agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar do convívio social.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

• Violência sexual: refere-se ao ato ou jogo sexual de caráter homo ou hetero-relacional, utilizando pessoas idosas. Esses abusos visam a obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.

• Abandono: é uma forma de violência que se manifesta pela ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteção e assistência.

• Negligência: refere-se a recusa ou omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos por parte dos responsáveis familiares ou institucionais. A negligência é uma das formas de violência mais presentes no país. Ela se manifesta, frequentemente, junto a outros abusos que geram lesões e traumas físicos, emocionais e sociais, em especial contra aquelas pessoas que se encontram em situação de múltipla dependência ou incapacidade.

• Violência financeira ou econômica: consiste na exploração imprópria ou ilegal ou ao uso não consentido pela pessoa idosa de seus recursos financeiros e patrimoniais.

• Autonegligência: diz respeito à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si mesma.

• Violência medicamentosa: é quando familiares, cuidadores ou profissionais, administram os medicamentos prescritos de forma indevida, aumentando, diminuindo ou excluindo os medicamentos.

• Violência emocional e social: refere-se à agressão verbal crônica, incluindo palavras depreciativas que possam desrespeitar a identidade, dignidade e autoestima. Caracteriza-se pela falta de respeito, negação do acesso a amizades, desatenção a necessidades sociais e de saúde.

O CREAS de Sertãozinho é um órgão que oferece atendimento a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social. O trabalho ocorre quando já houve a violação dos direitos. O idoso ou a família pode acessar o serviço, seja de forma espontânea ou através de encaminhamento realizado pela rede pública. Será feito todo o acolhimento do idoso e da família, visitas domiciliares, e articulações com a rede de serviço.

Se perceber qualquer tipo de violência ou maus-tratos contra pessoas idosas, denuncie! As denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais:

 – DISQUE 100 (Direitos Humanos);

–  Conselho do Idoso

Telefone: 3945-3610

E-mail: conselhoidoso.sert@gmail.com;

– CREAS

Telefones: 3945-6493 e 3491-3740.

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎉🚗 Rede de Postos de Combustíveis de Ribeirão Preto Celebra 33 Anos e Planeja Expansão pela Região 🚗🎉

Neste mês de abril, a Rede Sewal, fundada em Ribeirão Preto, comemora 33 anos de história e anuncia um ambicioso projeto de expansão, visando alcançar a marca de 50 unidades até o final de 2024 @redesewal

🎬🧩 Iguatemi Ribeirão Preto promove ações em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA) 🧩🎬

Em celebração ao Blue Day, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Iguatemi Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a inclusão e promove iniciativas em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Bloqueio de WhatsApp e Telegram

O Supremo Tribunal Federal do Brasil, liderado pelo juiz Alexandre de Moraes, está atualmente avaliando um caso que poderia resultar na suspensão de aplicativos de mensagens populares, incluindo WhatsApp e Telegram, no país.

🏎️🔥 Treino de Classificação do GP da China de F1 2024: Horários e Onde Assistir 🔥🏎️

Após uma ausência de cinco anos, o Circuito de Xangai recebe neste fim de semana o tão aguardado Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Confira abaixo os horários e onde assistir a essa emocionante etapa!

🌟 Oração para Santo Expedito: como rezar para o santo das causas urgentes 🌟

Expedito era conhecido por ser muito disciplinado e tinha a sua vida rodeada de luxúrias e prazeres como todos os romanos de altos cargos daquele período.
- PUBLICIDADE -