Sertãozinho: Congresso da Aviação Agrícola começa amanhã, dia 30

O Brasil tem hoje a segunda maior e uma das melhores aviações agrícolas do mundo.

0
1525
arquivo

Amanhã, dia 30, já começa o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil. A expectativa é grande para esta edição em Sertãozinho, pois será o maior evento aeroagrícola já realizado no País. O encontro anual do setor terá este ano 130 expositores de 11 países em sua mostra de aviões, equipamentos e tecnologias, um crescimento de mais de 30% em relação ano passado – e contará com exposição de aviões, motores, tecnologias embarcadas e de drones, entre outras. Já na movimentação nos três auditórios, serão 47 palestras e debates, com foco em segurança, tecnologias, gestão e políticas para o setor.

O evento ocorre de 30 de julho a 1º de agosto, no Centro de Eventos Zanini. Entre as grandes novidades para este ano estão os Fóruns Político e de Pesquisas, além da participação de startups de tecnologias e a grande presença de estudantes. Entre as mais de 1 mil inscrições antecipadas, há alunos de mais de 50 instituições de ensino de diversos Estados, entre universitários e alunos de cursos técnicos e até pessoal da rede de ensino básica local.

Palestras

Nos auditórios, os destaques devem ficar por conta dos Fóruns de Pesquisas e Político, além de palestras como a do filósofo, curador do projeto Fronteiras do Pensamento e comentarista político Fernando Schüller. Ele vai falar sobre tendências da política brasileira e os impactos no desenvolvimento do País. Já o tema digitalização no campo estará a cargo do agrônomo e jornalista Donário Lopes de Almeida, abordando desafios e oportunidades das ferramentas. Membro do conselho do Canal Rural e entusiasta da tecnologia no campo, ele vai abordar desde a redução de custos com avanços em equipamentos, impacto das mudanças para o produtor e a preparação para a nova realidade do campo.

O cenário político estará também na apresentação do deputado federal e ex-secretário de Agricultura de São Paulo, Arnaldo Jardim, que falará do trabalho da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Isso pouco antes do fórum, que vai reunir autoridades e parlamentares federais, dos Estados e municípios para debater o tema.

A programação do Congresso tem ainda palestras sobre a realidade da aviação agrícola na Europa, com o empresário espanhol Manuel Ignácio Fraile Moreno; e sobre uso de aeronaves em combate a incêndios, com o major bombeiro Rodrigo Tadeu de Araújo.

Mercado

O Brasil tem hoje a segunda maior e uma das melhores aviações agrícolas do mundo. Presente em todas as regiões e há mais de 70 anos inovando em tecnologias de ponta e com pessoal altamente qualificado, com importância comprovada no campo. Não por acaso, o setor aeroagrícola nunca teve um ano negativo no crescimento da frota e em 2018 registrou um incremento de 79 aeronaves (cinco helicópteros e 74 aviões). Nos últimos 10 anos, o saldo positivo foi de 51,6%.

A programação geral do evento, bem como as inscrições gratuitas, estão disponíveis no site: https://www.congressoavag.org.br .

O Centro de Eventos Zanini fica localizado à Marginal João Olézio Marques, 3.563 – junto à Rodovia SP-322.