Alunos do projeto “Arte de Dançar” da Fundação Cultural de Serrana participaram do Festival de Dança Street Culture Brasil, que foi realizado entre os dias 15 e 18 de junho, em Ribeirão Preto. O evento contou com apresentações, palestras, workshops, aulas, batalhas de dança e a presença de professores renomados, como Dea Sevilla, dos Estados Unidos, Juliano Gonçalves, do Paraguai, Rodrigo Arias, do Uruguai, e os brasileiros Pedro Kraszczuk, Rodrigo Araújo e Edson Fernandes. O Festival foi realizado com o intuito de valorizar grupos e dançarinos, incentivando a dança em todas as suas vertentes.
Cerca de 20 bailarinos de Danças Urbanas da iniciativa participaram, na manhã do dia 17, de um workshop sobre Hip Hop, que aconteceu no colégio Marista. Durante a tarde, eles fizeram uma aula aberta de Hip Hop Dance, no Pátio Central do Shopping Santa Úrsula. À noite, eles mostraram alguns passos da dança ao público presente, no Theatro Pedro II. A performance dos alunos foi muita elogiada pelos professores.
Sobre o projeto
Desde março deste ano, o “Arte de Dançar” promove, de forma gratuita, aulas de Balé Clássico e Contemporâneo, Dança de Rua, Dança de Salão e Dança do Ventre. O projeto conta com a participação de cerca de 700 pessoas, entre elas alguns alunos da APAE de Serrana. As aulas são realizadas na sede da Fundação Cultural de Serrana.
“A ideia central da iniciativa é oferecer à população serranense o acesso à cultura e estimular, por meio da dança, o autoconhecimento, a promoção do bem-estar físico e psicológico, o convívio e a integração social”, explica a proponente do projeto e diretora-presidente da Fundação, Flávia Cedrinho.
As atividades do “Arte de Dançar” acontecem com recursos de incentivo fiscal da Pedra Agroindustrial S/A. O projeto é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), que destina parte do imposto de renda das empresas e pessoas físicas a projetos incentivados e aprovados pelo Ministério da Cultura.