Taquaritinga vai ao governo do estado solicitar inclusão da cidade na RMRP

0
860

Temos chances de ingressar na Região Metropolitana de Ribeirão Preto’, diz Luisinho Bassoli,

Inserir Taquaritinga na recém-criada Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP). Esse é o objetivo do presidente da Câmara, Luisinho Bassoli, autor de pedidos formais entregues na segunda-feira (18) ao secretário Adjunto da Casa Civil, Fabrício Cobra Arbex, e ao deputado Davi Zaia. “Estou confiante, pois temos chances de sucesso”, afirmou.

“Taquaritinga e Ribeirão têm laços históricos, de todos os pontos de vista: econômicos, políticos, educacionais, culturais, além da proximidade geográfica”, disse. “Não faz sentido ficarmos de fora desse grupo de municípios.”

A RMRP foi criada por Lei Complementar do governador Geraldo Alckmin. A proposta foi aprovada no dia 15 de junho. Os 34 municípios integrantes ocupam um território de 14,8 mil quilômetros quadrados, o que corresponde a 6% do Estado. A população é de 1,6 milhão de habitantes e o PIB (Produto Interno Bruto) estimado é de R$ 48 bilhões.

Recebido no Palácio dos Bandeirantes, Luisinho ouviu de Fabrício Arbex que o caminho é mostrar todas as potencialidades da cidade e a viabilidade do pedido. Ele determinará a abertura de processo junto à Empresa Paulista de Planejamento (Emplasa) para que realize um estudo sobre a incorporação de Taquaritinga.

“Também tive uma conversa muito produtiva com o deputado Davi Zaia, que é do meu partido, o PPS, e preside a Comissão das Regiões Metropolitanas da Assembleia Legislativa”, enfatizou Luisinho Bassoli.

O deputado marcará uma reunião com a direção da Emplasa, responsável por estudos técnicos das Regiões Metropolitanas.
Desse encontro participarão o presidente da Câmara, o prefeito Fulvio Zuppani, entre outras representações políticas e econômicas.

“Teremos a oportunidade de apresentar nossos argumentos. Historicamente, Taquaritinga estabelece muito mais negócios com Ribeirão Preto do que com cidades de outra Região Administrativa”, afirmou Luisinho.

Jaboticabal, cidade que faz divisa com Taquaritinga, faz parte da RMRP, juntamente com Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jardinópolis, Luis Antônio, Mococa, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa do Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Taiuva, Tambaú e Taquaral.

A luta começou em 24 de fevereiro, quando o presidente da Câmara enviou ofício à prefeita Dárcy Vera falando sobre a intenção de colocar Taquaritinga no rol de cidades metropolitanas. O primeiro benefício para a população taquaritinguense seria sentido na conta telefônica, já que os moradores da RMRP poderão fazer ligações interurbanas pagando tarifa local.

Além disso, as prefeituras terão condições de realizar projetos coletivos de desenvolvimento.
O pedido de Luisinho tem um precedente importante.
No dia 29 de junho, o governo paulista incorporou Itapetininga à Região Metropolitana de Sorocaba, após aprovação de projeto na Assembleia.
A inclusão havia recebido parecer favorável da Emplasa.

“Tenho certeza de que Taquaritinga fortaleceria a Região Metropolitana de Ribeirão.
Somos um grande polo agrícola, os maiores produtores de limão e manga do país. As vantagens seriam recíprocas”, enfatizou Luisinho.