Projeto de lei para a criação da Região Metropolitana é assinado

0
1221

Governador Geraldo Alckmin assina projeto de Lei para a criação da RMRP.
regiao_metropolitana_0606_(2)A prefeita de Ribeirão Preto, prefeitos da região, deputados estaduais e federais de nossa região, vereadores e secretários de estado, participaram nesta segunda-feira(6), da cerimônia em que foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin, o projeto de lei complementar que propõe a criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, composta por 34 municípios.
O documento será encaminhado para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que deverá discutir e votar o projeto.

A expectativa é que a aprovação do projeto aconteça o mais rápido possível.

“Após o envolvimento de muitos esforços, a Região Metropolitana de Ribeirão Preto se torna uma realidade. Trata-se de uma importante conquista que trará, de forma ordenada, o desenvolvimento econômico e social dos 34 municípios, tornando mais forte a nossa região. A iniciativa fomentará, ainda, novos investimentos dos governos Estadual e Federal para áreas da educação, saúde, transporte, além de promover avanços nos segmentos agrícola, industrial, de comércio e serviços, atraindo novas empresas e fomentando a geração de emprego”,

destacou a prefeita Dárcy Vera.

regiao_metropolitana_0606_(3)Dados do Governo do Estado mostram que a RMRP deve concentrar uma população estimada de 1,6 milhão de habitantes (3,7% do Estado e 0,81% do país), segundo dados de 2014, ocupando um território de 14,8 mil km² (5,96% do Estado e 0,17% do país).

O Produto Interno Bruto (PIB) deverá atingir R$ 48,38 bilhões, de acordo com projeção com base nos dados de 2013. Esse valor representa 2,93% do PIB do Estado e 0,94% do PIB brasileiro.

Cidades que integram a Região Metropolitana:
Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luis Antônio, Mococa, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Serrana, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa do Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Sertãozinho, Taiúva, Tambaú e Taquaral.