Início Especiais Feira do Livro Plano municipal de incentivo à leitura será apresentado durante 16ª Feira do...

Plano municipal de incentivo à leitura será apresentado durante 16ª Feira do Livro

- continua após a publicidade -

Resultado de uma produção coletiva com a participação de representantes de entidades literárias, o Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca apontará propostas para promover as práticas literárias na cidade.

Sabendo do papel transformador da leitura para a sociedade, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, juntamente com outras instituições, profissionais, estudantes e agentes culturais, finalizou o texto base do Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca de Ribeirão Preto (PMLLB). O projeto apresenta propostas para incentivar e valorizar as práticas literárias no município. Como parte da programação da 16ª edição da Feira Nacional do Livro, o documento será apresentado aos representantes do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura, durante evento no dia 13 de junho, às 10h30, no Auditório Meira Júnior.

Focado nas políticas públicas, o PMLLB de Ribeirão Preto está de acordo com o Plano Nacional do Livro e Leitura e se constitui a partir dos mesmos quatro eixos estabelecidos pelo Ministério da Cultura:
democratização do acesso ao livro, formação de mediadores para o incentivo à leitura, valorização institucional da leitura e o incremento de seu valor simbólico e desenvolvimento da economia do livro como estímulo à produção intelectual e ao desenvolvimento da economia nacional.
Dentro de suas propostas, o Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca de Ribeirão Preto apresenta um conjunto de metas de curto, médio e longo prazo para cada um dos eixos estabelecidos e que devem ser implementadas no período de um a cinco anos.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O texto base, que reúne a contribuição de todos os participantes, foi avaliado ao longo de três encontros por um comitê especial, formado por representantes de entidades literárias como Academias de Letras e União de Escritores, professores da USP, bibliotecários, representantes da Secretaria da Cultura e da Rede de Ensino do Estado, presidente do Conselho de Cultura e membros da setorial de literatura, coordenado pela presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Adriana Silva.

Nesta fase do processo o documento está sendo disponibilizado para conhecimento de outras personalidades do universo da cultura e também do público em geral.

“O texto está em aberto até o dia 07 de junho, quando o comitê voltará a se reunir, e pode ser acessado por completo no site da Fundação para que qualquer pessoa colabore com ideias e sugestões”,

afirma a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva.

A 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão, como em todos os anos, faz homenagem a um país.
-Desta vez é a Colômbia, considerado o país das bibliotecas.
-Quanto aos escritores celebrados, a premiada Lygia Fagundes Telles é a escritora do ano, atual membro da -Academia Brasileira de Letras e da Academia das ciências de Lisboa.
-Na categoria infantojuvenil, a autora homenageada é Maria Clara Machado, escritora e dramaturga de sucesso entre crianças e adolescentes.
-O filósofo, escritor e educador Mario Sergio Cortella é o destaque na categoria autor educação e a premiada Rita Mourão, atual integrante da Academia Ribeirãopretana de Letras, é a homenageada na categoria autor local. Como patrono, a Feira indicou o empresário e Fundador do Grupo Rodonaves, João Naves.

A programação completa é gratuita e acessível a todos os públicos. Uma das características desta agenda cultural é incluir atividades para diversos locais da cidade, como escolas, instituições, bibliotecas, praças, ONGs, universidades, museus, shoppings e centros culturais na periferia. Ao todo, neste ano, serão cerca de 250 atividades.
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade – hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A diretoria é eleita para um mandato de dois anos, sob acompanhamento do Conselho Fiscal. Com nova diretoria, a Fundação se prepara para implementar uma nova política de atuação em Ribeirão Preto e em outras cidades, com projetos na área de formação de professores e mediadores de leitura.

Realização – O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Ribeirão Rodeo Music anuncia data da edição 2021 e programação com grandes nomes do universo sertanejo

O evento, que acontecerá entre os dias 17 e 24 de abril, terá Marília Mendonça, Zé Neto & Cristiano, Gusttavo Lima entre outras atrações de destaque

Pelé representou “o talento absoluto do futebol brasileiro”

Aniversário do Pelé: rei do futebol completa 80 anos neste dia 23 de outubro

Apoiado pelo Papa Francisco, Cartórios de São Paulo registraram quase 24 mil uniões civis homoafetivas

Os números divulgados pelo IBGE mostram que os casamentos homoafetivos vem aumentando ano a ano desde sua regulamentação, com crescimento ainda mais considerável nos últimos anos

Vanderley Caixe (PC do B) tem candidatura cancelada

Essa foi a terceira impugnação imposta pela Justiça Eleitoral.

Faculdade Cultura Inglesa lança cursos gratuitos para preparar para o ENEM

Serão três versões disponíveis para os alunos: em Língua Inglesa, Língua Portuguesa e, por último, Preparatório ENEM: Literatura