Prefeitos da Região Metropolitana terão audiência com o ministro das Cidades

0
1249

Prefeitos das 34 cidades que integram a Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP) terão uma audiência com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, na terça-feira, deia 12, às 15h30, no Ministério, em Brasília. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, dia 4, durante reunião da RMRP, em Ribeirão Preto, presidida pelo prefeito de Ribeirão preto e presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Duarte Nogueira.

A sugestão de solicitar a audiência, para que os prefeitos levem suas reivindicações ao ministro, foi feita pelo presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), Luiz José Pedretti. Já durante a reunião o prefeito Duarte Nogueira, falou com o ministro e agendou a reunião para a próxima semana. Os prefeitos interessados poderão integrar a comitiva que viajará a Brasília.

A reunião desta segunda-feira contou com a participação do novo secretário estadual do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, que tomou posse na semana passada. Ele ouviu reivindicações dos prefeitos RMRP, principalmente no tocante a licenciamentos ambientais e aterros sanitários.

Brusadin anunciou o desejo de ajudar os prefeitos e colocou a equipe da Secretaria à disposição. Também afirmou que a solução para os resíduos sólidos deve ser a contratação consorciada. “Vamos construir os equipamentos para atender às expectativas dos consórcios. A Desenvolve São Paulo tem uma linha de R$ 170 milhões para projetos de aterros”, afirmou.

O secretário também informou sobre sua intenção de promover a descentralização dos licenciamentos ambientais. “Com pessoas capacitadas, o próprio consórcio pode fazer o licenciamento ambiental”, afirmou.

Próxima reunião

Duarte Nogueira consultou os prefeitos presentes e marcou para o dia 6 de novembro a próxima reunião do Conselho Regional de Desenvolvimento, também às 9 horas e no mesmo loca, sede da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (Aeaarp).

Para o próximo encontro serão convidados três secretários estaduais; o da Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, o de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, e o de Turismo, Fabricio Cobra Arbex.