Pesquisa vai mapear contágio e circulação do coronavírus em Pitangueiras

USP selecionou 150 moradias para fazer o estudo que terá duas etapas

0
1509

A Secretaria Municipal de Saúde de Pitangueiras, em parceria com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), iniciou na última segunda-feira, dia 24 de agosto, a primeira etapa de um inquérito epidemiológico do novo coronavírus no município, que segue até o próximo sábado, dia 29.

O objetivo do trabalho é verificar a circulação atual do vírus e realizar um mapeamento do contágio. Para isso, a FMRP-USP selecionou 150 moradias, de diferentes regiões da cidade, de acordo com critérios produzidos pela própria faculdade.

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde, orientadas pela USP, estão fazendo o levantamento, que inclui coleta de amostras de sangue para realização de teste rápido e material para exame de PCR Swab, de 150 moradores, o que corresponde a 1 pessoa por moradia selecionada. Essa pessoa foi escolhida por meio de sorteio.

O trabalho também inclui distribuição de folders educativos sobre a Covid-19, orientações sobre prevenção à doença e levantamento de pessoas com sintomas de gripe ou síndrome respiratória, que são encaminhadas para atendimento médico.

O inquérito epidemiológico terá mais uma etapa, que ainda terá a data definida.