Início Política Eleições A rede social nas eleições para vereadores em 2020.

A rede social nas eleições para vereadores em 2020.

Já não é novidade que as redes sociais se transformaram em um requisito básico para os candidatos que pretendem concorrer nas eleições deste ano. A falta de uma boa estratégia pode jogar sua campanha no lixo.

- continua após a publicidade -

Desde a corrida eleitoral para a presidência nos Estados Unidos em 2012 o universo político voltou as atenções para as estratégias digitais nas campanhas eleitorais. O então candidato, Barack Obama, soube usar com muita inteligência os canais que tinha a sua disposição para falar diretamente, fidelizar o seu público e conquistar novos eleitores. Uma revolução nas campanhas eleitorais que em 2020 será um marco para que novos candidatos consigam mais espaço e possam participar da corrida eleitoral sem gastar muito dinheiro com chances de vencer as eleições para vereadores. Bom, a última eleição presidencial no Brasil provou a eficiência das redes sociais.

Como está a sua presença nas redes sociais?

Não vamos entrar em detalhes da legislação eleitoral aqui, o foco será mostrar para você, pré-candidato(a) a vereador(a), que pretende fazer uma campanha sem gastar muito dinheiro, a importância de ter uma estratégia de comunicação bem estruturada para que tenha chances reais de disputar as eleições deste ano.

Vamos começar com o básico: Se você é um pré-candidato (a) e ainda não está trabalhando as suas redes sociais buscando atingir os seus possíveis eleitores, corra! O tempo está passando e as suas chances de ser eleito este ano já estão muito baixas. Mas não se desespere, ainda é possível buscar o seu espaço e se preparar para a disputa online, que já começou.

Em quais redes sociais devo estar?

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Bom, a resposta é: Em todas! Mas, se você não tem um grande orçamento para contratar equipes ou empresas para cuidar da sua campanha, é importante saber em quais redes sociais o seu eleitor está. Você deve entender quem é o seu “público alvo”, ou seja, na sua plataforma de campanha, para quem você quer falar? Quem são as pessoas que querem ouvir e estarão dispostas a votar em você caso se mostre a melhor opção?

identificando as “personas”, ou seja, o perfil dos seus possíveis eleitores através de um estudo, você vai saber direcionar as estratégias de comunicação para cada rede social e então marcar presença para começar a fazer com que suas ideias ganhem escala, sejam vistas por mais pessoas.

A sua imagem nas redes sociais.

De acordo com dados recentes da StatCounter, o Facebook representa 51% dos acessos a redes sociais no Brasil, seguido pelo Instagram (14%) e Twitter (13%). Por mais que hoje o Instagram seja uma das redes sociais “queridinhas” da internet, os dados mostram que desde janeiro o Facebook cresceu ainda mais a sua audiência. E assim como o Instagram, as publicações que mais atraem o engajamento do público, são boas imagens, esqueça aqueles “textões” criticando ou elogiando a atual gestão, o velho ditado: “uma imagem vale mais do que mil palavras…” sim, é muito útil, encarregue-se de caprichar na legenda, mas é a imagem que vai atrair a atenção das pessoas.

Uso das redes sociais no Brasil de Janeiro a Julho de 2020. / Fonte: StarCounter

Você deve ter uma página no Facebook e uma conta comercial no Instagram, por mais que o seu perfil pessoal tenha o círculo de amigos e possíveis eleitores, construir uma imagem através de um perfil profissional, vai te oferecer diversos recursos que o seu perfil pessoal não tem e o mais importante: vai te mostrar dados relevantes para que você saiba como está o rumo da sua campanha. Qual é o engajamento do seu público? Qual é o assunto que desperta maior interesse? Qual a faixa etária de quem está te acompanhando, sexo, interesses. Relatórios que você pode acompanhar tanto pelo Facebook quanto pelo Instagram e poderão te ajudar a direcionar a sua comunicação de maneiras diferentes, aumentando o engajamento do seu público e permitindo que vá atrás de um público novo que ainda não te acompanha.

Em quais redes sociais devo estar?
Foto: Freepik.

É pelo Facebook que você vai direcionar a maioria das suas plataformas de campanha, lá você tem espaço para textos maiores nas legendas de suas fotos ou vídeos, lá você conseguirá alcançar um público de faixa etária média, o eleitor que está indeciso ou insatisfeito e busca nas redes sociais através do compartilhamento de amigos uma plataforma que se alinhe com os seus ideais.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O seu Instagram pode ser a ferramenta utilizada para gerar empatia com os eleitores, mostrar quem você é através das publicações do feed e ainda mais nos stories, mostrando o seu dia a dia, humanizando a sua campanha e te aproximando dos eleitores. Claro, o Instagram também é um espaço para você divulgar as suas ideias para o próximo governo, mas é uma rede social mais “humana”, onde as pessoas querem ver o dia a dia, o cotidiano, consumir conteúdo de seu interesse e não ficar vendo somente propaganda eleitoral e imagens com textos longos.

Não se esqueça do Twitter e do Whatsapp, sim, o Whatsapp é uma das maiores redes sociais que o brasileiro tem na mão, comunicação direta, encaminhamento de mensagens para grupos de amigos e familiares. Tenha um perfil ativo no Whatsapp para responder dúvidas, sugestões e ouvir o seu eleitorado. O Twitter ainda se mostra uma ferramenta muito ativa, principalmente entre os mais politizados, é um espaço onde você pode aproveitar para promover uma comunicação direta com o seu público e navegar entre as #hashtags relevantes a sua plataforma para encontrar novos eleitores.

Você deve marcar presença em todas as redes, com planejamento, estratégia e com uma boa imagem, até mesmo o TikTok pode ser uma poderosa ferramenta de comunicação com o público. O orçamento baixo não é desculpa para que você tenha uma presença fraca na rede social durante a campanha.

O período eleitoral é curto, é corrido e deve ser muito bem aproveitado para que as suas chances de ganhar a votação do eleitorado aumentem, você pode entrar em contato com o Projeto Eleições: Vereadores 2020, uma equipe preparada para te auxiliar em todas as etapas na corrida eleitoral de Ribeirão Preto.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Hospital de Câncer de Ribeirão Preto inicia campanha para compra de novo mamógrafo

Equipamento atual tem mais de 10 anos e precisa de constantes manutenções que tem alto custo

Quais interesses estão em jogo? Lincoln Fernandes é mais um a desistir da prefeitura

Algo estranho e forças ocultas estão agindo nos bastidores, normalmente a luta é para ser candidato, mas este ano vários abandonam o barco. A pergunta é quais interesses?

Dos 27 vereadores de Ribeirão Preto, 25 vão concorrer à reeleição

Esperamos que os próximos vereadores se preocupem mais com a cidade e seus moradores, do que em oferecer títulos e nome de ruas.

Hoje ao por do sol inicia-se o Rosh Hashanna, ano novo Judaico

Houve 5.780 feriados de Rosh Hashanna desde a criação do mundo, e RABINO PROEMINENTE avisa: ESTE SERÁ O ÚLTIMO ANO NOVO, SEM O MESSIAS

Doar sangue – a natureza inspira em Ribeirão Preto

A natureza nos ensina que a vida pulsa e se renova em todos os seus ciclos, o Banco de Sangue de lembra da importância das doações para que vidas continuem pulsando.