As cidades de Brodowski e Monte Alto, da Região de Ribeirão Preto, receberão cerca de R$ 650 mil por ano para investimento no turismo local. Isso porque a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira (09/05), projeto de autoria dos 94 deputados, que torna estes municípios como de interesse turístico. As cidades passarão a receber recursos de órgão vinculado à Secretaria de Turismo, para investirem em infraestrutura local e atrair uma quantidade maior de turistas.
Para o deputado Rafael Silva (PDT), o Brasil precisa investir e tratar o turismo como uma indústria que possa gerar muitos dividendos.
“O objetivo é que Brodowski tenha uma arrecadação própria e que ofereça para os visitantes muita cultura e história. Afinal, trata-se da terra onde nasceu o artista plástico Candido Portinari”.
O deputado Luiz Carlos Gondim (SD) acredita que os repasses de recursos para o município de Monte Alto irão gerar “obras de melhorias e modernização dos atrativos e de infraestrutura das cidades, além de gerar empregos e turismo”.
Além das 70 estâncias já existentes no estado, pretendem-se declarar outros 140 municípios como de interesse turístico.
“Teremos um total 210 cidades recebendo recursos anualmente pelo e para o turismo (…) para investimento, que é geração de emprego e distribuição de renda”, declarou o secretário estadual do Turismo, Laércio Benko.
Para ser de interesse turístico a cidade deve seguir alguns critérios como oferecer infraestrutura básica para atender o visitante – incluindo sistema de transporte, serviço médico de emergência, meios de hospedagem e restaurantes. É preciso ainda ter um Conselho Municipal de Turismo firmado, além de ter potencial para atrair visitantes.
Todos os municípios do Estado de São Paulo (exceto os que já possuem o titulo de Estância) podem pleitear o Titulo de Município de Interesse Turístico.
As prefeituras classificadas vão receber recursos adicionais de R$ 700 mil em média por ano para investir na atividade.
PL 258/2017
O Projeto de Lei 258/2017 propõe interesse turístico para mais 12 municípios do Estado de São Paulo: Rifaina, Rubineia, Sabino, Pedreira, Jundiaí, Espírito Santo do Pinhal, Tatuí, Piedade, Tapiraí, Santa Isabel, Martinópolis e Buritama.