InícioRegiãoBarretosArtista plástico retrata ‘arrojo do peão’ em cartaz da Festa de Barretos

Artista plástico retrata ‘arrojo do peão’ em cartaz da Festa de Barretos

- continua após a publicidade -

José De Quadros, artista plástico barretense radicado na Alemanha, é o autor do cartaz oficial da 62ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que acontece entre os dias 17 e 27 de agosto. Tendo entre suas inspirações a famosa frase do mundo do rodeio, “o chão é o limite”, o artista escolheu a figura icônica do competidor com o touro, para a obra que ganhou o título de “O limite”.

“A Festa do Peão sempre esteve presente na minha infância e juventude. O desenho elaborado para o cartaz vem de um passeio por Salvador, onde me deparei com um monte de selarias em uma rua. Achei fascinante, pois vi ali um pedaço de Barretos na Bahia”, afirmou De Quadros.

O artista declarou sentir-se honrado pelo convite de assinar o cartaz de divulgação da Festa. “Como barretense é motivo de orgulho ser escolhido para criar o cartaz da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos de 2017. Procurei retratar nesta obra a força do animal e o arrojo do competidor durante a montaria”, destacou.

José De Quadros

José Pinheiro de Quadros Filho nasceu em fevereiro de 1958, em Barretos. O fascínio pela pintura levou o barretense para Alemanha. Na Europa, o artista estudou artes plásticas na faculdade Hochschule für Bildende Kunst, da Universidade de Kassel, localizada no norte do estado de Hessen – no centro da Alemanha, onde o artista reside há 27 anos. Mas José de Quadros mantém as raízes no Brasil e possui um ateliê na cidade de São Paulo. O neo-expressionismo alemão teve grande influência nas obras de José De Quadros, que busca resgatar a pintura como meio de expressão e identidade cultural.

O cartaz do artista

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O cartaz artístico da Festa do Peão de Barretos traz sempre o olhar de um artista convidado a se inspirar no evento para uma criação. Grandes nomes do universo já assinaram os cartazes da Festa, como Manabu Mabe, Tomie Otake, Ziraldo, Romero Brito, Hans Donner, Siron Franco, Oscar Niemeyer, entre outros.

Convite a um barretense

O convite a José De Quadros surgiu através de uma indicação, da também artista plástica, Conceição Borges, à diretoria de Os Independentes. Ela foi a criadora do primeiro cartaz oficial da Festa, em 1956.

O ex-presidente Mussa Calil Neto foi quem representou a Associação durante o convite. “A Conceição Borges indicou o nome de José De Quadros ao clube. Ele aceitou nosso convite e estudou toda parte cultural da Festa do Peão e da história de Os Independentes. Ficamos muito satisfeitos pelo cartaz produzido para edição deste ano”, apontou Mussa.

Hussein Gemha Junior, Presidente de Os Independentes, comemorou a presença de mais um barretense na galeria de artistas que assinam o cartaz da Festa. “O cartaz é um dos responsáveis por carregar nossa tradição e nossa história, tanto que está presente desde a primeira Festa do Peão. É uma honra para nós termos mais um barretense, cujo trabalho é reconhecido internacionalmente, entre os criadores desta obra”, declarou.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

O nosso adeus a Miguel Liporassi

Ribeirão Preto perde Miguel Liporassi: Não era polêmico nem agressivo, era respeitado pela qualidade, voz e equilíbrio nos comentários. E pela postura com os colegas, leal, ficava longe das intrigas de bastidores.

PREVISÕES DO TAROT EM JULHO DE 2022

As previsões para Julho de 2022, trazem transformação nas finanças, amor, relação familiar

Vice de Lula tem novamente bens bloqueados pelo Ministerio Publico

Justiça Eleitoral determina bloqueio de R$ 11,3 milhões em bens de Geraldo Alckmin no caso Odebrech

Multas no corredor de onibus da Vargas começa nesta Segunda-feira (4)

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, transitar pela faixa exclusiva de ônibus é considerada infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Congresso mundial online reunirá milhões de pessoas para falar sobre “paz”

Como sentir paz e tranquilidade apesar dos desafios provocados pelo aumento do custo de vida, da violência, dos desastres naturais, do ódio e das guerras?
- PUBLICIDADE -