InícioPolíticaVocê sabe o que foi a campanha Ouro para o bem do...

Você sabe o que foi a campanha Ouro para o bem do Brasil?

À custa de muitas e muitas alianças de casamento doadas por todo tipo de gente. Rica ou pobre. Crente ou ateu. Nacionalista ou não. Se seus pais ou avós não te contaram leia e saiba o que é nacionalismo.

- continua após a publicidade -

Era final de 1964. O movimento militar que, em março desse ano, mandou João Goulart para o exílio e encastelou os generais no poder, gerou um sentimento nacionalista capaz de lhe assegurar alguma estabilidade inicial. Tanta que, 10 anos depois, transformou em sucesso uma música com o título “Eu te amo meu Brasil” e slogans como “Brasil: ame-o ou deixe-o”.

Mas, no final de 64, saída dos corredores do poder e com o apoio de Assis Chateaubriand, o imperador dos Diários Associados, rede de jornais, rádios e televisões, surgia a campanha “Ouro para o bem do Brasil”.

Era uma ação de cunho nacionalista: partia do princípio de que o País tinha uma dívida externa alta; de que era preciso incentivar a união coletiva em torno do reerguimento nacional e de que a identidade nacional em torno de uma ação dessas tenderia a gerar simpatia ao novo regime. Deu certo.

À custa de muitas e muitas alianças de casamento doadas por todo tipo de gente. Rica ou pobre. Crente ou ateu. Nacionalista ou não. Em Mogi, até comunista andou doando aliança para o novo regime. Coisas do Brasil.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A campanha, que se espalhou pelo País, funcionava da seguinte forma:

instituições de serviço público – em Mogi – encomendavam alianças de latão, feitas às cargas, com a inscrição:

“Dei ouro para o bem do Brasil”.

foto manifestações

Para cada cidadão que depositava, em uma urna, a sua aliança de ouro 18K, entregavam uma daquelas alianças de latão. Ficava preta em pouco tempo.

A cromação Nikko, que na época funcionava na Rua Barão de Jaceguai, altura do número 370, andou cromando muitas delas. Quem tinha maior cuidado, mandava dourar em ouro baixo.

Na igreja desativada da Rua Dr. Deodato Wertheimer montaram o altar da pátria. Uma urna na mesa de celebração, volteada por bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Mogi. Na guarda, sentinelas do Tiro de Guerra. De prontidão, entregando uma aliança de latão em troca da de ouro, escoteiros do professor Mehlmann. O cenário ficou montado por quase um mês, 24 horas por dia.

Não me lembro – e não achei em arquivo algum – das estatísticas da campanha.

Sei que a dívida externa nunca foi liquidada.

Sobrou-me uma aliança de latão, que achei esta semana, perdida numa caixa velha de papelão. Preta que nem breu. Pensar que, em troca dela, entreguei à campanha as alianças de casamento de meus pais. Com seu consentimento é bem verdade.

CARTA A UM AMIGO

Quer ajudar nossa causa?

Você não precisa doar aliança ou peças em ouro, nem mesmo ter seu nome identificado
Casaste-se no site com um apelido e faça uma doação de 1,00 – 5,00 – 100,00 não importa o que importa é você participar da mudança
Link para doação
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/instalacao-de-outdoors-em-ribeirao-preto-apoio-ao-brasil

internet

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

João Rock: projeto de acessibilidade garante inclusão no festival

Evento, que acontece dia 03 de junho em Ribeirão Preto, terá de roda gigante adaptada a shows com intérprete de libras, equipamentos de audiodescrição...

Instituição Aparecido Savegnago apresenta peça teatral com técnicas de improviso no dia 5

Apresentação gratuita será realizada às 19h30 no Auditório Isaura Bolsoni Savegnago, em Sertãozinho

RibeirãoShopping sorteia automóvel zero quilômetro e presenteia com mantas em três opções de cores no Dia dos Namorados

A campanha acontece de 1º a 12 de junho e para participar do sorteio, ganhar o mimo e ainda concorrer a um par de ingressos para o show da cantora Paula Toller, basta trocar notas fiscais de compras no valor de R$ 400,00

Raça Rugby e Rio Preto fazem clássico caipira pela terceira rodada do Campeonato Paulista

Time feminino de Ribeirão Preto disputa amistoso contra equipe feminina de Rio Preto em jogo faz parte da preparação da categoria para as atividades...

Ribeirão Preto terá programação cultural especial para o mês de aniversário da cidade

Atividades começam nesta quinta-feira, dia 1ª de junho e irão acontecer em diversos espaços da cidade
- PUBLICIDADE -