InícioEducaçãoNovotec: 23 mil vagas gratuitas com habilitação em área técnica

Novotec: 23 mil vagas gratuitas com habilitação em área técnica

Ao final de três anos, o diploma de conclusão do médio com habilitação em área técnica para os alunos

- continua após a publicidade -

São mais de 23 mil vagas gratuitas que garantem, ao final de três anos, o diploma de conclusão do médio com habilitação em área técnica para os alunos da rede estadual paulista

O Governador anunciou nesta quarta-feira (7) a oferta de 23.040 vagas para 9 opções de cursos técnicos gratuitos do programa Novotec Integrado, modalidade que permite que os estudantes cursem o ensino médio integrado ao técnico na mesma escola e no mesmo turno.

No total, 241 municípios das 16 regiões administrativas do estado receberão turmas do programa. Essa é a maior expansão do ensino técnico integrado ao médio da história de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Centro Paula Souza e Secretaria de Educação.

“Esses cursos foram escolhidos de acordo com a vocação de cada região, contemplando simultaneamente o interesse dos estudantes e as demandas do mercado de trabalho. O Governo de São Paulo assumiu o compromisso de triplicar o número de alunos que cursam o ensino médio integrado a cursos técnicos profissionalizantes e os números indicam que vamos cumprir a nossa meta”, disse Doria.

arquivo

Os cursos escolhidos para cada região foram definidos em conjunto com as escolas estaduais e Etecs e contemplam o interesse dos estudantes e as demandas do mercado de trabalho. Estão divididos nos eixos de gestão, tecnologia da informação e hospitalidade. Ao final dos três anos, os alunos sairão com habilitação técnica em uma área específica.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, afirma que os cursos do Novotec Integrado vão dar acesso à mais estudantes.

“As aulas vão ser dentro das escolas estaduais, em um único turno, com o certificado de habilitação técnica, e sem vestibulinho para entrar. Vamos chegar até o final do ano com mais de 100 mil matrículas e hoje já estamos com quase 84 mil jovens estudando na nossa rede de ensino técnico. Essa expansão é a maior da história e vai nos levar a mais de 117 mil alunos cursando ensino técnico integrado.”

arquivo

O programa Novotec é voltado aos estudantes do ensino médio na rede pública e oferece cursos técnicos e de qualificação profissional para conectar essa etapa da educação com o mercado de trabalho. Os cursos do Novotec Integrado se iniciam no ano letivo de 2021, seguindo o calendário da Secretaria de Educação. A duração é de 3 anos, com conclusão no final de 2023. “Com o Novotec Integrado estamos proporcionando as habilidades práticas e os conhecimentos necessários para dar aos estudantes uma profissão e um futuro melhor”, completou o Governador.

Nesta modalidade os jovens fazem as disciplinas acadêmicas com professores da Secretaria de Educação e a carga horária técnica com professores do Centro Paula Souza ou de outros fornecedores de ensino profissionalizante contratados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. As aulas ocorrerão na mesma escola que a parte acadêmica de formação básica. O Centro Paula Souza, autarquia que faz a gestão das Etecs e Fatecs, é o responsável por elaborar os planos de curso de todas as turmas.

arquivo

Cursos

As 9 opções de cursos foram desenvolvidas para atender as demandas atuais do mercado de trabalho e os interesses dos jovens:

•      Administração

•      Logística

•      Marketing

•      Recursos Humanos

•      Contabilidade

•      Serviços Jurídicos

•      Desenvolvimento de Sistemas

•      Informática para Internet

•      Guia de Turismo

Serão formadas 576 turmas em 460 escolas estaduais nas 16 regiões administrativas do estado. Todas as 91 diretorias regionais da Secretaria de Educação serão contempladas, totalizando 241 municípios que receberão aulas do Novotec Integrado.

foto arquivo

Como se inscrever

Estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede estadual, municipal e privada podem se inscrever gratuitamente nos cursos. Não há prova de vestibulinho para essa modalidade.

Para participar, o aluno deve demonstrar interesse no ato da rematrícula da Secretaria de Educação, que acontece na própria escola, no aplicativo Minha Escola SP ou no site da Secretaria Escolar Digital.

O período de interesse foi dividido em duas etapas: os alunos que hoje já estão na rede estadual e municipal devem se inscrever até o dia 16 de outubro. Já para os estudantes que, atualmente, estudam na rede privada, o período de inscrição será até 30 de outubro. A preferência pelas vagas será dada aos estudantes que residem mais próximo das unidades escolares que receberão o Novotec Integrado.

As regiões contempladas e outras informações sobre o Novotec Integrado estão disponíveis no link  http://www.novotec.sp.gov.br/Curso/Modalidade/NovotecIntegrado.

Novotec

O Novotec é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Centro Paula Souza e a Secretaria de Educação, que oferece cursos de habilitação técnica e de qualificação profissional aos jovens estudantes do ensino médio da rede estadual, alinhado com as demandas do mercado de trabalho.

O Centro Paula Souza é hoje a instituição que ministra os cursos e certifica os estudantes. O objetivo é expandir o acesso à Educação Profissional e Técnica (EPT) para os estudantes do Ensino Médio, com cursos gratuitos e com a integração da EPT com o Ensino Médio, possibilitando novas opções de futuro para os jovens e facilitando a inserção no mercado de trabalho e geração de renda.

foto divulgação

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚚💼 Rodonaves promove mutirão de empregos em Ribeirão Preto! 💼🚚

A Rodonaves, uma das principais empresas do país no setor de transportes e logística, está oferecendo cerca de 50 vagas em diversas áreas operacionais e administrativas. @rodonaves

🎓👮 Tarcísio promete implantar Colégio da Polícia Militar em São Paulo! 👮🎓

Essa iniciativa, proposta pela deputada Leticia Aguiar, visa autorizar a criação de Colégios Públicos Militares na estrutura organizacional da Polícia Militar de São Paulo. @leticiaaguiaroficial

📸💫 Exposição fotográfica celebra os 100 anos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto! 💫📸

Em uma homenagem emocionante ao centenário da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, a exposição "Retratos de um Século" traz imagens históricas e contemporâneas

Morro do São Bento vira Área de Proteção Ambiental

Objetivo da Prefeitura é promover a preservação e conservação do espaço a partir do uso sustentável

🚀🔥 Em busca de emprego? Não perca as vagas quentes em Ribeirão Preto e região! 🔥🚀

📰👉Cidades das regiões de Ribeirão Preto (SP) estão com vagas de emprego abertas nesta segunda-feira (18). Confira abaixo:
- PUBLICIDADE -