Por meio de um Decreto Legislativo de autoria do vereador Luciano Mega, a coordenadora do projeto FADA (Família Down e Amigos), Sheyla Dutra, receberá, na noite da próxima sexta-feira (16), o título de Cidadã Ribeirãopretana, em sessão solene no Plenário da Câmara Municipal.
De acordo com o texto do decreto, Sheyla Dutra será homenageada devido ao trabalho de extrema relevância que a FADA tem realizado não somente em Ribeirão Preto, mas em todo o Brasil e, virtualmente, mundo afora.
A Família Down e Amigos é um projeto independente que trabalha no apoio a familiares de pessoas com deficiência. Os projetos são desenvolvidos de acordo com a necessidade de cada família. São realizadas desde visitas neonatais até atendimentos informativos nas áreas de saúde, educação e jurídica.
“São mais de 300 famílias acolhidas”, comenta Sheyla, agradecida e surpresa pela indicação de seu nome, dentre tantos outros igualmente relevantes e merecedores.
Sheyla também ressalta que o dia foi escolhido pela proximidade ao dia internacional da síndrome de Down, celebrado em 21 de março, em alusão à trissomia do cromossomo 21. O evento movimenta a comunidade Down e dá visibilidade à causa e à pessoa com deficiência em geral. A data é comemorada em mais de 180 países e consta do calendário oficial da ONU – Organização das Nações Unidas, sediada em Nova Iorque
“Quando respeitamos a diversidade, não há porque incluir”, afirma ela, certa de que cada pessoa é única, independente de suas características e que há mais semelhanças que diferenças entre as pessoas com e sem deficiência. Sonha, ainda, em não ser mais necessária.
O evento, que tem início às 20h, é gratuito e aberto ao público.