InícioPolíticaQuem são os militantes Antifas que agem no Brasil e no mundo?

Quem são os militantes Antifas que agem no Brasil e no mundo?

O objetivo principal da criação da Comintern era reunir grupos de esquerda para tentar organizar uma revolução comunista, são muito agressivos e usam de armas e coquetel molotov

- continua após a publicidade -

Antifa é o termo abreviado de antifascismo, que nomeia um movimento político que se dedica a combater o fascismo pelo mundo.

Antifa é um movimento em que pessoas ou grupos fazem oposição declarada a todas as formas de manifestação de fascismo, como a militância ativa de um partido político ou de um movimento que tenha em sua ideologia o apoio a preconceitos ou à discriminação social, econômica, cultural e racial.


Como surgiu o movimento antifa?

O movimento antifa surgiu na década de 1920, a partir da formação de um grupo de pessoas que ficou conhecido como a Internacional Comunista da União Soviética (Comintern ou Komintern em alemão).

O grupo começou a se organizar durante a realização do Terceiro Congresso Mundial em Moscou no ano de 1921.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O objetivo principal da criação da Comintern era reunir grupos de esquerda para tentar organizar uma revolução comunista.

No ano seguinte, durante a realização do Quarto Congresso Mundial em Moscou, a Internacional Comunista reuniu partidos de esquerda e começou a fortalecer sua ideologia contra o fascismo.


Características do movimento Antifa

Ainda que o movimento Antifa seja classificado como uma organização de esquerda ou de extrema-esquerda os seus apoiadores apenas fazem um antagonismo à ideologia de extrema direita, sem promover iniciativas que determinem outro sistema político.

Ou seja, trata-se de um movimento que se posiciona como contrário ao fascismo.

O movimento também não tem o objetivo de participar de eleições ou de influenciar a aprovação de leis e suas estratégias se baseiam em táticas que são apoiadas em um forte discurso contra o capitalismo.

arquivo

Também são usadas ações que se parecem mais com o movimento anarquista do que com a esquerda tradicional.

Um bom exemplo disso é o fato de que os antifa já consideraram a violência um método válido durante a realização de protestos populares.

Atualmente os antifa possuem grupos espalhados em diferentes países e os mais ativos estão nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Alemanha e no Brasil.

O grupo alemão, por exemplo, é um dos mais antigos grupos antifascistas do mundo. Foi fundado em 1932 como um grupo de extrema esquerda que fazia oposição ao nazismo, que durou de 1933 a 1945.

arquivo

Antifa no Brasil

No Brasil o movimento Antifa teve início em São Paulo no ano de 1933 com a criação da Frente Única Antifascista (FUA), que fazia oposição ao integralismo que nascia no país. O integralismo era um movimento político considerado de extrema direita.

Os grupos antifa eram formados principalmente por sindicalistas, anarquistas e comunistas vindos de vários pequenos grupos que também eram contrários às ideias de integração.

Também faziam parte da FUA membros do Partido Socialista Brasileiro e da Liga Comunista.

arquivo

Hoje em dia existem grupos antifascistas espalhados pelo Brasil.

Em alguns locais estes grupos são bem articulados, porém, em outras regiões do país a população pouco sabe sobre fascismo e não existem grupos antifa locais.

Nos Estados Unidos da America, os antifas aproveitaram a morte de um rpaza negro e decidiram colocar fogo em cidades e já se tem noticia de ao menos um comerciante morto a socos e chutes, praticados por este grupo radical.

Confrontos entre manifestantes e polícias voltam a abalar cidades dos Estados Unidos, na sequência da morte do afro-americano George Floyd. 1.400 pessoas foram detidas.

arquivo

“Temos o exército preparado”, garante Donald Trump.

Também no Twitter, Trump frisou que o Governo vai usar “o poder ilimitado do Exército”, bem como levar a cabo detenções, caso os governos dos estados não endureçam as suas medidas para travar a violência

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

📡 Ribeirão Preto vai sediar encontro regional de Smart Cities! 🏙️

O Fórum Regional Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis acontece nesta sexta-feira, 26 de abril, no Dabi Business Park em Ribeirão Preto.

🌎 Feira de Intercâmbio no Iguatemi Ribeirão Preto! ✈️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto...

Sertãozinho: Programação da Camara de vereadores vai alem da politica

Camara de vereadores tem novos canais de comunicação, exposições e informações importantes para a população

Iguatemi Ribeirão Preto anuncia pop-upda grife Yves Saint Laurent

Empreendimento recebe um dos maiores ícones globais da moda na próxima quarta-feira, 24 de abril

Mirage Circus entra nas últimas semanas de apresentações em Ribeirão Preto

Os ribeirão-pretanos ainda têm chance de ver as últimas apresentações do Mirage Circus, localizado na Rodovia Prefeito Antônio Duarte - em Frente ao Novo Shopping - e que tem como anfitrião o ator Marcos Frota.
- PUBLICIDADE -