O Datafolha divulgou nesta quinta-feira (25) a penúltima pesquisa do instituto para as eleições presidenciais deste ano. De acordo com o levantamento, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) segue na liderança com 56% dos votos válidos, contra 44% de Fernando Haddad (PT).
Os votos válidos consideram apenas as citações direcionadas para um dos dois candidatos, sem contabilizar os votos brancos, nulos e os indecisos. A contabilização é a mesma utilizada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no momento da apuração.
Na comparação com a última pesquisa do instituto, divulgada há uma semana, a diferença entre Bolsonaro e Haddad passou de 18 para 12 pontos percentuais.
No levantamento da última quinta-feira (18), Bolsonaro aparecia com 59 dos votos válidos e Haddad com 41%.
Com a presença dos votos brancos, nulos e indecisos, o candidato do PSL aparece com o favorito de 48% dos eleitores e o petista foi citado por 38%. Votos brancos e nulos somam 8% e 6% disseram ainda não saber quem vão escolher no próximo domingo (28).
A pesquisa também apurou entre os eleitores a rejeição dos candidatos. Entre os entrevistados, 44% disseram que não votariam “de jeito nenhum” em Bolsonaro e Haddad é preterido por 52%.
Encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, a pesquisa ouviu 9.173 eleitores em 341 municípios nos dias 24 e 25 de outubro, tem margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-05743/2018.