Nos dias 13 e 14 de abril, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Ribeirão Preto está realizando treinamento de Patrulhamento Tático ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) para 32 agentes da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, sendo 18 de Serrana e 14 de Sertãozinho.
Nos dois dias de treinamento, que terá a participação de quatro instrutores, será oferecido ao efetivo o conhecimento de técnicas para fortalecer o trabalho realizado e oferecer à população mais segurança no dia a dia. Em Sertãozinho já existe a ROMU e em Serrana está sendo implantado.
Tiago Caldeira, diretor Operacional da GCM, explica que esse intercâmbio serve para promover a integração das GCMs da região de Ribeirão Preto. “Podemos contribuir com a capacitação e aperfeiçoamento de técnicas que serão utilizadas no dia a dia de trabalho. A cidade ganha com profissionais treinados e capacitados para garantir um serviço de excelência à população”, explicou.
O treinamento irá abordar os seguintes temas: Direitos Humanos; Legislação Específica; Conduta de Patrulhamento; Deslocamento Tático/Progressão; Fundamento e Manuseio de Armas Curtas e Longas; OPH Tático (primeiros socorros operacionais); Formação de Equipe, Perfil e Postura; Abordagem em Equipe; Posicionamento de CDC (controle de distúrbio civil) e Exercícios Práticos Oficinas.
Investimentos
Para ser referência na região, a CGM de Ribeirão Preto ganhou atenção especial durante os últimos quatros anos. A prefeitura, ciente da necessidade de investir no setor, tornou a Guarda Civil Metropolitana um importante aliado da sociedade.
A segurança da região do quadrilátero central ganhou a presença da base móvel da GCM em um ponto estratégico e, no início de dezembro, a GCM recebeu quatro veículos para renovação da frota de viaturas.
A GCM também recebeu outros investimentos de grande relevância para a melhoria dos serviços prestados à população, como as reformas da Base Canil e da Base Central, além da aquisição de equipamentos operacionais para a ROMU.
Também foi reforçado o número de GCMs nos últimos anos com o chamamento de 48 novos guardas municipais. A contratação permitiu um aumento de 22,5% no efetivo, além da aquisição de novos uniformes e armamento.