Ditador maduro assume hoje(10) com apoio do PT

0
1070
arquivo

Embora não haja reconhecimento da Assembleia Nacional e de diversos países, Nicolas Maduro assume nesta quinta-feira (10) o segundo mandato como presidente da Venezuela. Para diversos especialistas, a legitimidade desse novo governo é contestada.

Clayton Vinícius de Araujo, professor de Direito Internacional da Universidade Presbiteriana Mackenzie, afirma que o processo eleitoral ocorrido no país vizinho é legítimo, uma vez que deve ser respeitada a soberania e autonomia de cada nação e, além disso, Maduro foi eleito em 2018 com quase 70% dos votos. No entanto, o professor faz um alerta: “Perante a comunidade internacional, a legitimidade do governo venezuelano é contestada. Esse cenário pode provocar um rompimento das relações internacionais entre os país que não concordam com a eleição venezuelana”, aponta o especialista.

Maduro-e-Lula-

A Venezuela enfrenta uma crise política e econômica há muitos anos. Desemprego, crise de abastecimento, inflação, falta de saneamento básico, dentre outros fatores que provocam caos urbano. Infelizmente, para o professor Araujo, essa situação ainda deve continuar. “Entendo que o presidente Maduro já perdeu o controle, mesmo diante de um discurso inflamado e bem diferente”, conclui. O novo governo tem duração prevista até 2025.

Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.