Começa nesta sexta-feira, dia 11 de agosto, às 8h45, o projeto Ensaio Aberto de Orquestra, mais uma parceria do Theatro Pedro II com a Secretaria Municipal da Educação e a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.
O Ensaio Aberto de Orquestra será realizado uma vez por mês, sempre às sextas-feiras, durante agosto, setembro outubro e novembro. Esse programa também é aberto ao público que quiser prestigiar o ensaio da Orquestra.
Serão cerca de 560 crianças e jovens da rede de ensino que, além de assistir ao ensaio da Orquestra, a mais antiga em atividade interrupta no Brasil, poderão conhecer a grandiosidade do terceiro maior teatro de ópera do Brasil.
Durante 1h30, as crianças e jovens irão ver como é o ensaio de uma Orquestra, conhecer seus instrumentos, interagir com o maestro e os músicos, para que eles tenham contato com a música.
“A cultura é elemento fundamental para o fortalecimento da cidadania e para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem. Ao apoiar uma iniciativa tão significativa quanto esta, estamos investindo na qualidade da formação pedagógica de nossos alunos”, afirma Suely Vilela, secretária municipal da Educação, sobre a parceria com o Theatro.
O maestro Reginaldo Nascimento destaca a importância de tornar acessível à arte para as nossas crianças. “O Ensaio aberto da Orquestra sinfônica possibilitará um contato mais íntimo entre artistas e público. A arte é o agente transformador de uma sociedade e a Orquestra e Theatro irão abrir as portas da imaginação dos jovens alunos, possibilitando a eles uma melhor oportunidade de desenvolvimento da cidadania”, falou Reginaldo.
Para a secretária municipal da Cultura, Isabella Pessotti, o Ensaio Aberto de Orquestra é um projeto que representa a grandeza da Cultura em Ribeirão Preto. “A parceria entre a Secretaria Municipal da Cultura, através do Theatro Pedro II, com a Secretaria Municipal da Educação, enriquece culturalmente o aprendizado de nossas crianças que terão a possibilidade de conhecer dois dos maiores patrimônios de Ribeirão Preto, o Theatro Pedro II e a Orquestra Sinfônica”, disse Isabella.
A presidente da Fundação Dom Pedro, Mariana Jábali, falou da importância da formação de uma plateia jovem, de um novo público para o Theatro. “A educação musical, muitas vezes é feita na própria escola, e os pais sempre fazem um esforço para proporcionar aos filhos o acesso ao Theatro Pedro II, um palco fantástico, um lugar belíssimo e o melhor, com a nossa Orquestra Sinfônica. Unir tudo isso é muito importante para nós”, afirmou Mariana.