InícioLazer e CulturaTheatro Pedro II levará estudantes para conhecer ensaio da Orquestra

Theatro Pedro II levará estudantes para conhecer ensaio da Orquestra

- continua após a publicidade -

Começa nesta sexta-feira, dia 11 de agosto, às 8h45, o projeto Ensaio Aberto de Orquestra, mais uma parceria do Theatro Pedro II com a Secretaria Municipal da Educação e a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

O Ensaio Aberto de Orquestra será realizado uma vez por mês, sempre às sextas-feiras, durante agosto, setembro outubro e novembro. Esse programa também é aberto ao público que quiser prestigiar o ensaio da Orquestra.

Serão cerca de 560 crianças e jovens da rede de ensino que, além de assistir ao ensaio da Orquestra, a mais antiga em atividade interrupta no Brasil, poderão conhecer a grandiosidade do terceiro maior teatro de ópera do Brasil.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Durante 1h30, as crianças e jovens irão ver como é o ensaio de uma Orquestra, conhecer seus instrumentos, interagir com o maestro e os músicos, para que eles tenham contato com a música.

“A cultura é elemento fundamental para o fortalecimento da cidadania e para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem. Ao apoiar uma iniciativa tão significativa quanto esta, estamos investindo na qualidade da formação pedagógica de nossos alunos”, afirma Suely Vilela, secretária municipal da Educação, sobre a parceria com o Theatro.

O maestro Reginaldo Nascimento destaca a importância de tornar acessível à arte para as nossas crianças. “O Ensaio aberto da Orquestra sinfônica possibilitará um contato mais íntimo entre artistas e público. A arte é o agente transformador de uma sociedade e a Orquestra e Theatro irão abrir as portas da imaginação dos jovens alunos, possibilitando a eles uma melhor oportunidade de desenvolvimento da cidadania”, falou Reginaldo.

foto arquivo pessoal

Para a secretária municipal da Cultura, Isabella Pessotti, o Ensaio Aberto de Orquestra é um projeto que representa a grandeza da Cultura em Ribeirão Preto. “A parceria entre a Secretaria Municipal da Cultura, através do Theatro Pedro II, com a Secretaria Municipal da Educação, enriquece culturalmente o aprendizado de nossas crianças que terão a possibilidade de conhecer dois dos maiores patrimônios de Ribeirão Preto, o Theatro Pedro II e a Orquestra Sinfônica”, disse Isabella.

A presidente da Fundação Dom Pedro, Mariana Jábali, falou da importância da formação de uma plateia jovem, de um novo público para o Theatro. “A educação musical, muitas vezes é feita na própria escola, e os pais sempre fazem um esforço para proporcionar aos filhos o acesso ao Theatro Pedro II, um palco fantástico, um lugar belíssimo e o melhor, com a nossa Orquestra Sinfônica. Unir tudo isso é muito importante para nós”, afirmou Mariana.

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Neste final de semana tem a 3ª edição do Leilão Veículos Antigos Ribeirão Preto

Evento em formato híbrido será nesta sexta, 26, e neste sábado, 27, e tem mais de 120 opções de modelos para serem arrematados

SESC Ribeirão Preto e Sociedade Recreativa 9 de Julho: Uma União de Benefícios para a Comunidade

Em um movimento histórico para a cidade de Ribeirão Preto, o SESC Ribeirão Preto anunciou a oferta para aquisição do prédio da Sociedade Recreativa 9 de Julho. Esta fusão promete trazer uma série de benefícios significativos tanto para os associados quanto para a comunidade em geral

Súmula de Corinthians x Grêmio Destaca Dirigente ‘Agressivo’ com Arbitragem

O jogo, que correspondeu à 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, gerou críticas por parte da equipe visitante, com reclamações sobre várias decisões do árbitro.

Olimpíadas: Paris 2024 Revela o Horário de Início da Cerimônia de Abertura no Sena

À medida que a expectativa pelo evento esportivo mais aguardado do mundo aumenta, Tony Estanguet, presidente de Paris 2024, anunciou o horário de início de uma Cerimônia de Abertura histórica no Sena.

Olimpiadas: Zico, Lenda do Flamengo, Sofre Prejuízo Milionário em Paris

Segundo o jornal francês Le Parisien, o craque teve uma perda estimada de 500 mil euros, o que equivale a pouco mais de R$ 3 milhões na cotação atual.
- PUBLICIDADE -