• Lazer e Cultura
Início Lazer e Cultura Teatro Sábado tem espetáculo "Alguma coisa a ver com uma missão" na Praça...

Sábado tem espetáculo “Alguma coisa a ver com uma missão” na Praça XV

- continua após a publicidade -

Acontece, neste sábado (31/03), às 19h, na Esplanada do Teatro Pedro II, na Praça XV, região central de Ribeirão Preto, o espetáculo “Alguma coisa a ver com uma missão”, uma criação livremente inspirada no texto “Lembrança de uma revolução: A Missão” de Heiner Müller. O espetáculo, e posterior debate, é incentivado via lei estadual, Programa de Ação Cultural (ProAC), e tem apoio da Secretaria Municipal da Cultura.

Release do espetáculo

Duas mulheres – Uma auxiliar de enfermagem e uma gari – são convocadas, através de sonho, a viajar no tempo pelas águas da Calunga (palavra banto que significa mar, oceano e grande cemitério). Elas fazem o trajeto guiadas por uma barqueira que lhes transmite uma missão. Cada parada no percurso é um enigma que as personagens devem desvendar para cumprir seus destinos. Por intermédio desta alegoria, Os Crespos transportam o público para uma viagem que remonta as revoltas e os levantes negros responsáveis por nossa liberdade e símbolos da resistência de um povo.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O espetáculo se inspira na musicalidade banto para criar músicas próprias, além de fazer arranjos para alguns vissungos originais. Os músicos acompanham o público e os atores em todo o trajeto.

Sobre o Espetáculo

O projeto de criação do espetáculo investigou as evoluções locais e revoluções políticas latino-americanas a partir dos levantes negros no Brasil e no Caribe, tendo em vista a construção imaginária de uma revolução poética a favor da abolição do racismo.

Através de uma viagem na qual passado e futuro se encontram, personagens movimentam-se dentro da nossa sociedade compreendendo as lutas por liberdades diversas como tochas acesas para o estopim das transformações sociais antirracistas.

O espetáculo acontece nas ruas do Centro e busca intervir no cotidiano da cidade, dialogando com o espaço público. A travessia do Atlântico se confunde com os caminhos de pedra das ruas e praças, os contornos da paisagem viram cenário e personagens na trama. Passado e presente se encontram, dialogam com o dia-a-dia dos transeuntes e do comércio e, desse encontro, surgem espaços hipotéticos de possíveis sociabilidades e confrontos, conquistas e transformações.

Pessoas reais, atores e não atores, vivendo por alguns minutos uma nova ordem de coisas, onde o cerceamento das liberdades e do acesso aos direitos pode ser questionado, revisto, revolucionado.

Sobre a Cia

Os Crespos é um coletivo teatral, composto por atores negros, que realiza pesquisas cênica e audiovisual, além de promover debates e intervenções públicas. Formado na Escola de Arte Dramática EAD/ECA/USP, está em atividade desde 2005, tendo realizado excursões por diversas regiões do Brasil e também Alemanha e Espanha. A Cia também realizou, ao longo desses 12 anos, 2 edições da Mostra Cinematográfica “Faz lá o Café”, a 1.a Mostra de Teatro Negro de São Paulo, os premiados curtas “D.O.R”, “Nego Tudo” e “Ser ou Não Ser” e está na edição do 2º número da revista de Teatro Negro “Legítima Defesa”.

publicidade
publicidade

Últimas Notícias

Inep divulga notas do Enem

Hoje (17) os quase 4 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 podem consultar os resultados das provas.

Irmão encontra corpo de Miloane que estava desaparecida em canavial na região de São...

Miloane tinha um filho, de um ano e seis meses, a criança está aos cuidados da avó paterna.

Nos pênaltis, Botafogo vence o Atlético-GO e avança às oitavas da Copa SP

O adversário das oitavas será contra Londrina que venceu a Ponte Preta nesta Segunda-feira

Vice-presidente Hamilton Mourão inaugura amanhã(14) nova base brasileira na Antártica

O vice-presidente da República Hamilton Mourão participa nesta terça-feira (14) da cerimônia de reinauguração da estação brasileira de pesquisa Comandante Ferraz. O...

VOCÊ SABE O QUE É A CAMPANHA “JANEIRO BRANCO”?

O Janeiro Branco é uma campanha que começou com um psicólogo que percebeu a necessidade de um mês específico para que possamos falar sobre saúde mental e emocional

Representando o Brasil, Ciclismo de RP fecha Giro del Sol com pódio de Indinho...

Equipe ribeirão-pretana conquistou bons resultados na Argentina, na primeira prova disputada na temporada 2020

Sertãozinho: CRAS I oferece aulas de artesanato e terapia ocupacional para adultos e idosos

Passadas as festas de final de ano, os Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) estão retomando suas atividades. No CRAS I (Centro de...

Sertãozinho: CEU das Artes terá programação especial de férias para a criançada neste mês

O Centro de Artes e Esportes Unificados “Eurides Ferraz Teixeira” (CEU das Artes) preparou várias atividades gratuitas pensando na diversão da criançada, para este mês...

Horário de funcionamento do Comércio no feriado municipal de São Sebastião (20/01)

O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (SINCOVARP) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Ribeirão Preto (CDL) informam que no...

Confira o resultado dos pedidos de transferência dos alunos da rede estadual

Os resultados dos pedidos de transferência dos alunos podem ser consultados a partir desta segunda-feira (13), no portal da Secretaria Escolar Digital (https://sed.educacao.sp.gov.br/ConsultaPublica/Consulta), nos postos...
- PUBLICIDADE -