Termina no próximo dia 2 de junho, sexta-feira, as inscrições para o 42° SARP – Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo, que será realizado entre os dias 4 de agosto e 15 de setembro, no MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi).
As inscrições podem ser realizadas diretamente no MARP ou enviada via correio (por sedex), até às 18h do dia 2 de Junho. O edital do SARP pode ser acessado no site da Secretaria da Cultura. Podem inscrever-se gratuitamente no 42° SARP artistas com idade mínima de 18 anos, de todo o Brasil, e estrangeiros (residentes no país há mais de três anos).
O SARP é um evento que permite a promoção das produções artísticas e culturais, além de desempenhar um importante papel na formação cultural da população, com a possibilidade de acesso as exposições.
Seleção
A seleção dos trabalhos será feita em duas etapas. Terá uma pré-seleção, feita através de dossiês, e seleção e premiação, mediante as obras originais, que ainda poderão ser recusadas.
A pré-seleção será feita no dia 20 de junho, através da apreciação dos dossiês, feita por uma Comissão de Seleção e Premiação designada pela Comissão Organizadora do SARP. A seleção e premiação serão realizadas no dia 18 de julho.
Serão concedidos três prêmios no valor de R$ 8,5 mil cada, sendo que os artistas premiados estarão automaticamente agendados para realizarem uma exposição no MARP, durante o primeiro semestre de 2018.
MARP
O prédio onde está instalado o MARP foi construído no início do século passado para ser a primeira sede da Sociedade Recreativa de Ribeirão Preto. O Baile inaugural da Sociedade Recreativa aconteceu em 31/12/1908.
Em 1956, a antiga sede da Sociedade Recreativa, após reforma efetuada pela Prefeitura, passa a ser ocupada pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto, que funcionava desde 1917 no Palácio Rio Branco, juntamente com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.
Após uma grande reforma, é inaugurado em 22 de dezembro de 1992, o MARP. Com o objetivo de reunir todo o acervo de artes plásticas da Prefeitura, obras do SARP (Salão de Arte de Ribeirão Preto) e do SABBART (Salão Brasileiro de Belas Artes), adquiridas pelo poder público, bem como obras doadas, como o conjunto de obras dos artistas Leonello Berti e Nair Opromolla, e também promover a recuperação do acervo. Em 2000, o MARP recebeu o nome de Pedro Manuel-Gismondi.
Serviço
Local: Marp
Endereço: Barão do Amazonas, nº 323
Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, sábados e feriados (exceto segundas-feiras e domingos), das 12h às 18h
Informações: (16) 3635-2421