Parque das Artes recebe projetos de incentivo à leitura em fevereiro

“Viajando com as Histórias” e “Livro, Livre, Leve e Solto” estarão todos os domingos no parque

0
1180
arquivo

Nos domingos de fevereiro, das 8h às 12h, o Parque das Artes, no bairro Nova Aliança, receberá os projetos “Viajando com as Histórias” e “Livro, Livre, Leve e Solto”, realizados pela Secretaria Municipal da Cultura.

As ações compõem o início da agenda cultural 2020 da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. O objetivo principal dos projetos é o incentivo à leitura e à formação de novos leitores por meio da contação de histórias.

No dia 9 de fevereiro, excepcionalmente, os projetos não estarão no parque e, sim, na avenida Nove de Julho, com atividades das 10h às 14h, compondo a “Nove Aberta”, ação que busca ressignificar o modo de ocupação dos espaços públicos pelos cidadãos para que se sintam pertencentes a esses locais.

Em 2019, os projetos de leitura percorreram diversos parques municipais, como Parque Municipal “Luiz Roberto Jábali” (Curupira), Parque Municipal “Dr. Luis Carlos Raya” e Parque Tom Jobim.

“Os projetos tiveram uma resposta muito satisfatória em 2019. As famílias ribeirão-pretanas têm comparecido aos parques e participado, tanto da contação de histórias, como retirado e doado livros para o projeto de disseminação da leitura. Dar continuidade em 2020 a estes projetos é uma alegria para as secretarias municipais da Cultura e da Educação. Convido a todos que ainda não conhecem os projetos para que estejam, neste mês de fevereiro, no Parque das Artes”, salienta a coordenadora do projeto, professora Luciana Gasparini.

“Livro, Livre, Leve e Solto”

Além do “Viajando com as Histórias”, que visa propiciar cultura, conhecimento e princípios, além de contribuir para a construção de relacionamentos afetivos saudáveis, aproximando a família por meio de atividades lúdicas, integrando pais e filhos, os contadores de histórias também apresentarão o projeto “Livro, Livre, Leve e Solto”. Ele busca estimular o gosto pela leitura por meio do empréstimo de livros e a doação de obras de literatura brasileira, visando à manutenção e ampliação do projeto.

Para colaborar com a ação, a população pode levar os livros diretamente ao Parque ou, durante a semana, na Biblioteca “Guilherme de Almeida” (Casa da Cultura – Praça Alto do São Bento s/nº). Os livros devem estar conservados e ser, de preferência, de literatura brasileira. Mais informações pelo telefone 3635-3660.