Nos dias 13 e 14 de março, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) leva ao palco do Theatro Pedro II a história de Orfeu e Eurídice, tragédia da mitologia grega que inspira várias manifestações artísticas há séculos. Todas as pessoas envolvidas no projeto são de Ribeirão Preto.
“A história de Ribeirão Preto tem a cultura no sangue, por isso, decidimos convidar apenas talentos da cidade para esta montagem especial”, ressalta o maestro Reginaldo Nascimento, que comemora neste ano uma década à frente da OSRP.
As récitas serão às 20h, na sexta e no sábado, e abrirão a temporada de espetáculos do Theatro Pedro II, que em 2020 comemora 90 anos de fundação.
A obra
Do compositor alemão C.W. Gluck (1714-1787), a peça retrata a trágica história de amor entre os personagens da mitologia. A amada de Orfeu falece e ele entra m um universo sombrio para resgatar Eurídice. Ele tem êxito, mas por um capricho do destino, acaba perdendo-a novamente.
Quem faz
A ópera terá a participação do coro do Projeto Tocando a Vida, dos solistas Felipe Rissatti (Orfeu), Mariana Cunha (Eurídice) e Janaina Lemos (Amore). A diretora de cena para esta montagem será a docente do Departamento de Música da USP Ribeirão Preto, Yuka Almeida Prado. O concerto terá apresentação de balé com coreografia dos bailarinos Elydio e Marisol Gallo Antonelli.
O coro é composto por 12 vozes e ensaiado pela regente de coro da OSRP, Snizhana Drahan: Blanche Amancio, Marta France, Melissa Tumbert, Nanci Nascimento (sopranos), Dayane Hernandes, Fernanda Onofre, Janaina Fioravante, Lígia Massini Pinto (contraltos), Eduardo Reis, Luiz Paulo Motta (tenores), Fernando Munhoz, Luciano Mendes (baixos).
O programa é uma realização do Ministério da Cidadania e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura.
PROGRAMA
AGENDA – Abertura da temporada 2020 – C. W. Gluck – Ópera Orfeu e Eurídice
Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e Coro Projeto Tocando a Vida
Dia: 13 e 14 de março – Horário: 20h – Local: Theatro Pedro II
Regente: Reginaldo Nascimento