Em junho, os artistas e coletivos de Ribeirão Preto, SESC, Secretaria Municipal da Cultura e Escola de Arte do Bosque “Cândido Portinari” se reúnem para presentear a cidade em seu 163º aniversário.
Na próxima quarta-feira (19), aniversário de Ribeirão, diversas intervenções artísticas serão realizadas para celebrar a data. As ações incluem a criação de um mural no Teatro Municipal por grafiteiros locais e convidados, além de apresentações que oferecem uma mostra do trabalho artístico da juventude de nossa cidade.
Confira a programação e participe:
► Muro Tatuado: Narrativas Urbanas e Identidade Local
• 9h30 às 18h30 – Intervenção urbana com Marcelo Eco, Binho Ribeiro, B-Boy, Lelin, Mauro Neri, Manolo, Bíu, Mixa, Tesk e Crock
A partir de reflexões sobre apropriação dos espaços públicos pela comunidade e construção de identidade, os artistas irão grafitar a fachada do Teatro Municipal.
► Juventudes e cultura hip hop
Das 11h às 17h, os quatro elementos que fundamentam a cultura hip hop serão os anfitriões da cena.
• 11h. Versos e rimas com Coletivo DisseMinas
Além de uma batalha de rimas, um palco aberto para o compartilhamento de poemas, números e músicas autorais produzidas de forma independente.
• 13h. Intervenção de dança com Crewollas, Funk Fockers e Fernanda Nogueira.
Enquanto dançarinos e dançarinas embalam a pista com passos marcados, improvisos e rodas livres, DJ e MC conduzem a atividade levando todos à dança.
• 13h20. Cypher
As cyphers são as rodas de dança, onde b.boys e b.girls, dançarinos e dançarinas, têm a liberdade de mostrar sua coreografia de forma livre. O DJ Robsom Selectah será responsável pelos beats.
• 13h30. Batalha de Crew com L♥XN e Coletivo Alcateia
Com formato bate e volta, os temas serão definidos pelo público antes da batalha começar.
• 14h. Batalha de rima
Os participantes vão trocar experiências em uma batalha de conhecimento, a partir de temas propostos para desenvolver as rimas.
• 16h. Show com Lesér e AnoniMetas
Os grupos dividem versos e poesias musicais no mesmo palco. Hip hop com reflexões sobre a diversidade e liberdade cultural, influenciados pelo Jazz e pelo Boom Bap dos anos 90.
• 13h às 16h. “Autorretrato, Alvo Retrato” – Mostra de Arte Periférica com Maria Helena Ramos Oliveira, Jaime Domingos Cruz (Macalé), Natalia Marques e Betto Souza.
Com curadoria de Natalia Marques e Roberto Rodrigues, a Mostra nos convida a refletir sobre o racismo estrutural, ponto fundamental para a construção de uma política de equidade social. Um contato com a produção de arte afro-brasileira contemporânea concebida por artistas da cidade de Ribeirão Preto/SP.
• Abertura no dia 19 de junho, quarta-feira, das 13h às 16h.
Visitação de 19 a 28 de junho, segunda a sexta, das 9h às 17h.
Casa da Cultura – Praça Alto do São Bento, s/nº.
Serviço
“Muro tatuado: Narrativas Urbanas e Identidade Local”
Quando? 19 de junho, aniversário de Ribeirão Preto.
Que horas? Das 9h30 às 18h30.
Onde? Conjunto Cultural Antônio Palocci – Casa da Cultura, Teatro Municipal, Teatro de Arena e arredores
Quanto? Gratuito.